Veja como economizar internet no iPhone
Unsplash/Mihai Moisa
Veja como economizar internet no iPhone

Além da pouca durabilidade de bateria já observada pelos usuários de iPhone, o consumo exacerbado de dados de internet também chama atenção nos aparelhos da Apple. Nesse último caso, a explicação pode ser bem simples: o uso da "Assistência Wi-Fi" pode ser a grande vilã. A ferramenta de otimização está disponível nos aparelhos desde a versão 9 do iOS e vem ativada de forma padrão.

Como o nome sugere, o recurso presta uma assistência ao Wi-Fi, ativando automaticamente o consumo de dados móveis sempre que a sua conexão Wi-Fi apresentar alguma instabilidade ou falhas. Dessa forma você permanece conectado até que a conexão Wi-Fi retome.

No geral, o recurso é bastante útil e pode ajudar muito nos casos em que você está em uma videochamada e o seu Wi-Fi desconectar por algum motivo no meio de uma reunião, por exemplo. Nessa situação, o assistente entra em ação ativando seus dados e permite que você continue o papo normalmente, sem interferências ou interrupções.

Por outro lado, também existem situações não tão urgentes e que podem acabar consumindo seus dados sem necessidade e, assim, você pode acabar com o pacote contratado da sua franquia sem nem perceber.

A escolha por ativar ou não a Assistência Wi-Fi vai da necessidade e preferência de cada usuário. O controle da ferramenta pode ser feito por meio da barra de status do celular, que mostra de onde está vindo a sua conexão naquele instante. Em todo caso, preparamos um tutorial para você saber o caminho para ativar e desativar a função sempre que desejar.

Como desativar ou ativar a Assistência Wi-Fi do iPhone?

  1. Clique em Ajustes e depois em “Celular”;
  2. Role a tela até o final e desative – ou ative – a chave seletora de “Assistência Wi-Fi”.

Prontinho! Você também pode realizar o mesmo procedimento em iPads.

Importante : vale ressaltar que, de acordo com a Apple, existem situações em que a Assistência Wi-Fi não interfere, são elas:

  • A Assistência Wi-Fi não alternará automaticamente para dados celulares se você estiver usando o roaming de dados;
  • Ela funciona somente quando há apps em execução em primeiro plano e não é ativada para download de conteúdo em segundo plano;
  • Ela não é ativada com alguns apps de terceiros de streaming de áudio ou vídeo ou de download de anexos, como apps de e-mail, pois utilizam grandes quantidades de dados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!