Processador do Pixel 6, do Google, é possivelmente feito pela Samsung
Rafael Arbulu
Processador do Pixel 6, do Google, é possivelmente feito pela Samsung

O smartphone Pixel 6, que o Google revelou na última semana , será pela primeira vez empoderado por um processador próprio chamado “Google Tensor”, que possivelmente será fabricado pela Samsung.

A informação de que a sul-coreana seria responsável por sua produção ainda não é confirmada, tendo sua origem em fontes ouvidas pelo Nikkei Asia. Há, ainda, rumores de que o Google Tensor, que terá uma litografia de cinco nanômetros (5 nm), seria na verdade um processador Exynos ainda não anunciado pela Samsung.

Leia também

“O [Google] Tensor resulta das duas décadas de experiência computacional e é a nossa maior inovação até hoje para o Pixel”, tuitou na última semana Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google, mas sem citar diretamente a Samsung. Segundo ele, o Tensor poderá trazer “funções inteiramente novas, além de aprimoramentos para aquelas que já existem”, citando recursos de inteligência artificial e machine learning mais avançados.

A alusão à Samsung veio na última sexta-feira (6), por causa de um codinome: “Whitechapel”. Esse nome foi atribuído ao Tensor, mas antes disso, já havia sido usado para referir-se a outro chipset: o Exynos 9855 – um componente que a Samsung já vinha trabalhando junto de outros da mesma linha.

Naturalmente, o Google não comentou as informações do Nikkei para o Pixel 6, e a Samsung também preferiu o silêncio.

Você viu?

O Pixel 6 foi revelado junto de seu irmão mais “parrudo”, o Pixel 6 Pro, na primeira semana de agosto, no dia 2. Segundo as informações oficiais do Google, o aparelho conta com um design reformulado, com câmeras mais robustas que priorizam produtores de conteúdo em vídeo.

Os aparelhos também adotam a tecnologia de leitura de impressão digital sob a tela, abandonando de vez o sensor biométrico na parte traseira. O que não será sob a tela, porém, é o alto-falante: segundo o próprio Google, esse formato – adotado até o Pixel 5 – abafa a qualidade do som. Agora em um padrão externo, o smartphone topo de linha do Google se aproxima de uma vertente amplamente utilizada por Samsung e Apple, respectivamente, no Galaxy e no iPhone.

O Pixel 6 deve ser lançado pelo Google (com o Tensor produzido pela Samsung) no outono norte-americano, o que gira em torno de setembro e dezembro de 2021.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

O post Processador do Pixel 6, do Google, é possivelmente feito pela Samsung apareceu primeiro em Olhar Digital .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!