RoBeetle, o menor robô do mundo
Reprodução/Youtube
RoBeetle, o menor robô do mundo

Pesando apenas 88g, quase o mesmo que um grão de arroz, RoBeetle – um pequeno robô apressado – entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o menor robô rastejante do mundo.

Desenvolvido por Néstor O. Pérez-Arancibia e seus colegas da Universidade Estadual de Washington, o "besouro robô" é movido a álcool, especificamente metanol. Assista no vídeo abaixo essa coisinha se movimentando:

Menor robô do mundo pode carregar quase três vezes seu próprio peso

De acordo com o site Boing Boing, o RoBeetle é exclusivamente alimentado pela combustão catalítica de metanol e pode subir encostas, navegar em várias superfícies e transportar objetos que pesam até 2,6 vezes seu próprio peso.

Você viu?

Os pesquisadores usaram válvulas pneumáticas e fluxo de ar para permitir ao micro robô coordenar seus músculos sem depender de um sistema de controle baseado em eletrônica.

Pérez-Arancibia espera que seus robozinhos possam algum dia ser usados ​​para resolver problemas complicados de engenharia, emulando criaturas como lulas ou ratos, que podem se espremer como líquido em lugares apertados.

Obviamente, os insetos ainda superam seus equivalentes robóticos em quase todos os aspectos, mas o pesquisador espera ainda desenvolver robôs, na próxima década, que sejam significativamente melhores em imitar sistemas naturais.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários