Em sua conferência anual para desenvolvedores, o Google anunciou o Home, um assistente pessoal ativado por comandos de voz capaz de interagir com o usuário e os demais aparelhos eletrônicos em uma casa. Para entender os comandos, o dispositivo utiliza o Google Assistant. A plataforma é uma solução mais avançada para o Google Now , que já está disponível para smartphones Android. O aparelho ainda não tem data de lançamento, mas comprova que a inteligência artificial é realmente uma tendência entre os principais fabricantes. Confira cinco produtos ou recursos que demonstram que, em breve, conversas com máquinas farão parte da sua rotina.
Amazon Echo
Lançado em 2014, o Echo funciona de maneira bem parecida com o Google Home. A função principal do dispositivo é reproduzir músicas de serviços de streaming como Spotify. Entretanto, o Echo também consegue atender a comandos de voz de outros aplicativos. O aparelho, que possui reconhecimento de voz mesmo durante a reprodução de áudio, recebe atualizações frequentes para interagir com mais aplicativos. Atualmente, o aparelho está integrado com apps como o Uber e a pizzaria Domino's. O Echo ainda não é vendido no Brasil.
Siri
A Siri foi a primeira assistente virtual para dispositivos móveis. A plataforma permite ao usuário enviar mensagens, agendar reuniões e interagir com aplicativos como Facebook e Twitter. Além de funções padrão como ligar Wi-Fi, 4G, Bluetooth e modo avião, a assistente também possui várias respostas prontas para perguntas inusitadas. Quando perguntada sobre "o que é a vida?", a assistente abre a página do filme A Vida é Bela (1997) na Wikipédia.
Você viu?
Cortana
Assim como a assistente virtual da Apple, a Cortana ajuda o usuário de dispositivos com Windows Phone e Windows 10. A plataforma pode apresentar uma lista de restaurantes graças a uma integração com o Yelp, organizar compromissos e responder perguntas em geral. No Brasil, a Cortana está disponível apenas para usuários do programa de testes do Windows.
Facebook M
A rede social de Mark Zuckerberg está testando um serviço de inteligência chamado simplesmente de "M". A plataforma será usada pelo Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, e não só responderá a perguntas, mas também poderá fazer coisas para o usuário, como fazer compras, mandar entregar presentes, fazer reservas em restaurantes ou ainda marcar compromissos.
Viv
Desenvolvida pelos criadores da Siri, a ferramenta pretende oferecer uma opção mais avançada que assistentes virtuais já existentes. O objetivo é tornar a conversa entre usuário e máquina mais fluida. Além de responder às perguntas tradicionais como outras assistentes virtuais, a Viv deve ajudar com informações mais específicas. A plataforma será capaz de responder se, em um determinado horário, fará frio em uma região da cidade, por exemplo. A ideia é lançar uma opção aberta para todos os aplicativos e dispositivos. A Viv ainda está em fase de desenvolvimento.