O Facebook apresentou um novo recurso para os usuários que estão à procura de um novo emprego. A rede social criou uma área nas páginas para que as empresas publiquem as vagas disponíveis. Além de curtir, comentar e compartilhar, os interessados poderão se candidatar sem sair da plataforma. Para isso, basta clicar sobre um botão que será exibido junto à publicação.
LEIA MAIS: Poupatempo lança robô que permite agendar serviços pelo Facebook
Com a novidade, os usuários poderão visualizar novas vagas no feed ou consultar a lista de posições disponíveis na página da empresa no Facebook
. A candidatura na rede social deverá ser mais rápida que em outros sites, já que algumas informações, como nome e localização, já estarão cadastradas na plataforma e poderão ser preenchidas automaticamente. Após o envio, a empresa poderá entrar em contato com os profissionais por meio do Messenger.
LEIA MAIS: Conheça sete formas de se manter seguro enquanto navega no Facebook
O novo recurso parece oferecer uma relação boa tanto para a rede social quanto para as empresas, já que enquanto os contratantes podem atingir mais pessoas, a plataforma consegue dar um passo à frente na disputa com o LinkedIn, recém-comprado pela Microsoft. Atualmente, o recurso está disponível apenas para páginas de empresas nos Estados Unidos e Canadá.
O novo recurso ainda permitirá que a rede social aumente o retorno com publicidade. Segundo o "TechCrunch", as empresas poderão pagar para impulsionar uma publicação e fazer com que ela chegue a mais usuários.
Facebook at Work
Esta não é a primeira tentativa da plataforma voltada para o ambiente profissional. A empresa lançou, há alguns meses, a versão definitiva do Facebook at Work, desenvolvida para organizar a comunicação entre funcionários. Os usuários têm um feed exclusivo com publicações de colegas de trabalho para discutir ideias e gerenciar as próximas tarefas. A plataforma também oferece a opção de criar grupos para separar setores da empresa e iniciar chamadas de áudio e vídeo.
LEIA MAIS: Facebook volta a copiar o Snapchat e trabalha em recurso de vídeos temporários
Uma diferença para o Facebook pessoal é a ausência de anúncios. Como a plataforma é mantida por meio de assinaturas das empresas, não há a necessidade de exibir propagandas no feed e nas barras laterais do site. Com isso, a empresa não rastreia dados para exibir publicidade direcionada para cada pessoa, como ocorre na versão padrão. A decisão impede também que o rede social tenha acesso a informações confidenciais das empresas.