Brasil Econômico

Registrar momentos marcantes da família pode ser algo bem complicado. Muitas vezes não há um celular ou uma câmera por perto e a cena que acabou de acontecer deve ser guardada apenas na memória. Pensando nisso, uma empresa criou um robô que funciona como babá eletrônica e também trabalha como fotógrafo pessoal. Batizado de Kuri, o dispositivo consegue circular pela casa para gravar as situações mais marcantes do seu dia a dia.

Leia também: Conheça TEO, o robô criado para que você deixe de passar suas roupas

Desenvolvido recentemente, o novo recurso do Kuri  permite gravar oito vídeos diários com cinco segundos cada. O robô conta com um sistema de reconhecimento facial e opções para capturar as imagens de acordo com as pessoas, o local e o horário. O resultado pode ser visualizado em um aplicativo , que permite salvar ou apagar os vídeos. Segundo o site "Digital Trends", quanto mais o dispositivo é utilizado, maior é conhecimento sobre suas preferências.

Kuri usa reconhecimento facial para gravar vídeos curtos com os melhores momentos do seu dia a dia
Divulgação
Kuri usa reconhecimento facial para gravar vídeos curtos com os melhores momentos do seu dia a dia


Apresentado na CES 2017, Kuri pode ser uma boa companhia para as crianças; robô também pode observar casa vazia
Divulgação/Mayfield Robotics
Apresentado na CES 2017, Kuri pode ser uma boa companhia para as crianças; robô também pode observar casa vazia

Leia também: Flippy é o robô cozinheiro que prepara hambúrgueres

Como lembra o site, enquanto outros dispositivos do segmento de gravação em vídeo priorizam as questões de segurança, o pequeno robô busca algo diferente. Neste caso, a ideia do dispositivo é capturar momentos marcantes ainda que você não note a sua presença. "Agora, ele consegue explorar sua casa e gravar aqueles momentos valiosos da sua vida automaticamente", explica, em seu blog, a Mayfield Robotics, responsável pelo aparelho.

Lançado oficialmente no início deste ano dentro da Consumer Electronics Show (CES), o robô também consegue ler, tocar música, caminhar pela casa sem tropeçar em obstáculos, além de observar a casa e as crianças com uma câmera, se for desejado. Nas cores branco e preto e com formas arredondadas, ele parece ter saído de um desenho animado. Mesmo sem ter sido criado espeficamente para crianças, seu design permite ser uma ótima companhia para os pequenos.

Privacidade em jogo?

Uma das questões mais importantes ao se colocar uma câmera ambulante em sua casa é a privacidade, já que, em alguns casos dispositivos autônomos podem gravar mais coisas que o desejado pelos usuários. A Mayfield Robotics, no entanto, garantiu que somente os proprietários tem controle sobre o que é gravado. Entre os ajustes permitidos, está a alteração de horários e locais para a gravação.

Leia também: Robôs e automação no trabalho são vistos de forma positiva, aponta pesquisa

"Você está no controle do que acontece aos vídeos, seja para excluí-los ou para compartilhá-los com o mundo", diz a companhia, que tenta esclarecer o objetivo do aparelho. "A verdadeira diversão é assitir momentos que ele captura, permindo que você construa um álbum de memórias sem ter que usar sua câmera. A perspectiva singular de Kuri oferece uma visão mágica sobre momentos marcantes".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!