Você se lembra do Orkut? Nesta quarta-feira (24), uma das redes sociais mais queridas pelos brasileiros estaria completando 14 anos. E entre lutas pelo topo dos depoimentos e interações via Buddy Poke , lá estavam as famosas comunidades do Orkut, conhecidas pelas suas propostas de reflexão e simples compartilhamento de ideias e gostos.
Esqueci minha senha do Facebook, e agora? Veja como recuperar sua conta
Em homenagem a esses tempos da internet, para alguns ainda discada, para outros o início da banda larga, o Brasil Econômico separou algumas das mas inusitadas comunidades do Orkut, que serviram para muitos internautas brasileiros terem seu primeiro contato em uma rede social na internet. Confira:
Para começar, um crossover
com o MSN
Ah! Se você nunca fez isso, é muito provável que conheça alguém que oferece coisas pelas redes sociais, que na verdade não poderão ser recebidas. Há até relatos de pessoas que transferiram o hábito de plataforma e agora "atacam" pelo WhatsApp e pelo Messenger.
Uau!
Pois é, a internet não era tão democratizada como é hoje e, até criaram uma comunidade para comemorar o feito. A Geração Z nunca saberá o que é isso.
Por falar em geração...
A galera que curte Harry Potter já estava firme e forte nas redes sociais pela sua audácia. É só olhar a descrição. Não bastava criar uma simples comunidade de uma das maiores franquias do cinema, mais do que isso, era necessário uma comunidade com o maior nome do Orkut.
Um mundo de descobertas...
Botão “compartilhar”? Pra quê? Era nas comunidades do Orkut que se revelavam as descobertas do mundo do entretenimento...
...e da busca por aqueles que tiveram experiências em comum
Realmente uma comunidade muito restrita, onde poucos – aqui no caso, nenhum – podiam se integrar. Bem underground.
Leia também: Deixou de usar o Snapchat? Saiba como excluir sua conta na rede social
Também tinha comunidades para um público mais mainstream
Não que 27 pessoas torne algo bem popular, mas...
Ambiente de debates...
Nada de textão para contatos que vão ler no máximo as três primeiras linhas da sua reflexão. No Orkut, você postava no fórum suas ideias que eram compartilhadas com as pessoas da própria comunidade.
Mais reflexões...
Pacto com o "coisa ruim"? Teria a mãe da boneca costurado sua boca? Ou o artista simplesmente esqueceu-se de fazer o risquinho? Ah! Tantas especulações sobre o design da Hello Kitty. Realmente é uma pergunta que ainda não tem resposta.
Eu também, e você? Quanta empatia...
Não importa a orientação política, religiosa ou time de futebol, esse hábito une milhões de pessoas até hoje...
Exclusiva
Sempre tem aquele momento que você quer se sentir especial, exclusivo... e essa comunidade do Orkut cumpre bem esse papel, afinal...
Leia também: Confira quatro formas de descobrir se algum contato te bloqueou no WhatsApp