A Samsung apresentou neste domingo (25) em Barcelona, na Espanha, os smartphones Galaxy S9 e Galaxy S9+. Como era esperado, a empresa apostou na câmera para o lançamento. Os aparelhos contam com lente de abertura dupla, opção de vídeos em super câmera lenta e os AR Emojis, recurso bem parecido com os Animojis, lançados no ano passado pela Apple.
Leia também: Confira algumas formas de saber se você foi bloqueado no Instagram
Com a mudança na lente
, tanto Galaxy S9
quanto o Galaxy S9+
deixam de ter uma abertura fixa e passam a permitir que os usuários a ajustem para definir a quantidade de luz que será captada de acordo com o ambiente. Assim como a íris de um olho humano, a lente do smartphone se expande e se contrai, com aberturas de f/1.5 e f/2.4.
Leia também: Saiba como excluir uma conta no Twitter
Já a super câmera lenta permite salvar momentos com vídeos em 960 quadros por segundo, capaz de detectar mais detalhes. Depois da captura, é possível escolher uma música de fundo ou criar GIFs em três estilos de looping. Os smartphones também contam com uma função que consegue identificar um movimento e começar a gravação automaticamente. Para isso, basta configurar o disparo da câmera.
Com os AR Emojis , os usuários podem criar emojis em 3D capazes de imitar expressões como um piscar de olhos e acenos. O aplicativo utiliza um algoritmo de inteligência artificial que faz a análise da imagem 2D e mapeia diversos pontos para criar o modelo tridimensional. Segundo a Samsung, o resultado pode ser compartilhado na maioria dos aplicativos de mensagens.
O Galaxy S9 conta com câmera traseira de 12 megapixels e dupla abertura de lente. A câmera frontal tem 8 megapixels com abertura f/1.7. O Galaxy S9+, por sua vez, conta com câmera traseira dupla (12 + 12 megapixels) com uma lente de abertura dupla (f/1.5 ou f/2.4) e outra com abertura fixa (f/2.4). Enquanto isso, a câmera frontal tem 8 megapixels e abertura de f/1.7.
O visual não teve tantas alterações em relação à versão anterior. Os destaque segue com a tela infinita com 5,8 polegadas e 6,2 polegadas, respectivamente. Nos dois casos, o visor é Super AMOLED, tem a proporção 18,5:9 e tem resolução Quad HD+. Os smartphones contam com certificação IP68, que indica resistência à água e à poeira e têm suporte a carregamento rápido sem fio.
Os smartphones saem de fábrica com processador Qualcomm Snapdragon 845 de oito núcleos, além de memória RAM de 4 GB, no Galaxy S9, e de 6 GB, no Galaxy S9+. Em relação ao espaço de armazenamento, eles terão com versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB. Nos três casos, há a possibilidade de usar um cartão de memória microSD de até 400 GB. Na versão dual chip, no entanto, o usuário terá de optar entre cartão de memória e a segunda operadora.
Leia também: Nintendo Switch é homologado pela Anatel e já pode ser vendido no Brasil
Entre outras vantagens dos aparelhos, estão o Samsung DeX, que permite conectar o celular a uma televisão para ter uma experiência desktop, e as três opções de autenticação biométrica: leitura de íris, impressão digital – o leitor segue na traseira – e reconhecimento facial. Além disso, os smartphones contam com um sensor óptico responsável por fornecer informações precisas sobre o seu estado de saúde.
Lançados nas cores preto, cinza, azul e na tonalidade ultravioleta, o Galaxy S9 e o Galaxy S9+ ainda não têm preço sugerido e devem chegar às lojas dos Estados Unidos em 16 de março.
Confira a ficha técnica do Galaxy S9
Confira a ficha técnica do Galaxy S9+