Para aumentar o alcance do doodle, textos exibidos junto às ilustrações foram traduzidos para mais de 80 idiomas
Reprodução
Para aumentar o alcance do doodle, textos exibidos junto às ilustrações foram traduzidos para mais de 80 idiomas

O Google liberou um doodle para lembrar do Dia Internacional da Mulher , que acontece nesta quinta-feira (8). A empresa convidou 12 artistas mulheres para compartilharem suas histórias pessoais em uma série de ilustrações. De acordo com Lydia Nichols e Alyssa Winans, líderes do projeto em 2018, o objetivo é celebrar "as mulheres cotidianas que vivem em todo o mundo".

Leia também: Doodle homenageia 91 anos do escritor colombiano Gabriel García Márquez

Entre as artistas convidadas pelo Google, está a brasileira Laerte. O doodle do Dia Internacional da Mulher também conta com quadrinhos criados por Anna Haifisch, Chihiro Takeuchi, Estelí Meza, Francesca Sanna, Isuri, Karabo Poppy Moletsane, Kaveri Gopalakrishnan, Philippa Rice, Saffa Khan, Tillie Walden e Tunalaya Dunn.

Leia também: Golpe no WhatsApp usa Dia Internacional da Mulher para alcançar vítimas

Segundo Lydia e Alyssa, "quem acompanha os doodles sabe que nós frequentemente celebramos mulheres extraordinárias ao longo da história, como proeminentes inventoras, cientistas, artistas, ativistas, filantropas e assim por diante. Hoje, queríamos aproveitar a oportunidade para celebrar histórias e vozes de outro grupo de mulheres extraordinárias" 

Cada quadrinho representa um momento, uma pessoa ou um evento que teve impacto na vida das artistas como mulheres. Ainda que cada história seja única para as autoras, os temas abordados acabam sendo universais para as mulheres. "Esperamos que o poder combinado de palavras e imagens ajudem a dar vida às histórias de uma forma a invocar sentimentos de compreensão, empatia e do espírito do dia", afirmaram Lydia e Alyssa.

Para aumentar o alcance, os textos exibidos junto às ilustrações foram traduzidos para mais de 80 idiomas, o que permitiu que eles fossem exibidos em quase todos os países do mundo. O Google criou, ainda, a hashtag #HerStoryOurStory para outras mulheres compartilharem histórias que tiveram impacto em suas vidas.

Leia também: Aplicativo dá pontos e prêmios a alunos que ficarem sem 'conferir' o celular

Vale destacar que há alguns anos, o buscador cria um doodle para o dia 8 de março. Em 2017, a mudança do logotipo da empresa destacou 13 mulheres que fizeram a diferença no mundo atual. Na ocasião, foi exibida uma animação em que uma garotinha viajava no tempo por meio das histórias contadas por sua avó. Entre as mulheres citadas, estavam Frida Kahlo, Miriam Makeba e a brasileira Lina Bo Bardi.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!