Caio Fernando Abreu lançou o primeiro livro,
Reprodução
Caio Fernando Abreu lançou o primeiro livro, "Limite branco", ainda quando tinha 19 anos de idade

O escritor brasileiro Caio Fernando Abreu completaria 70 anos de idade nesta quinta-feira (12). E, para homenagear o autor, o Google preparou um doodle animado para a data em que contrasta a figura de Abreu, vestido de preto, e o fundo com um dragão colorido, referência à obra "Os dragões não conhecem o paraíso " , de 1988.

Leia também: Doodle homenageia 178º aniversário de Machado de Assis

Caio Fernando Abreu  nasceu no município de Santiago, no Rio Grande do Sul, em 1948, e percorreu um longo caminho com a escrita antes de produzir contos e romances. Ele foi jornalista de entretenimento e escreveu, a partir da década de 60, para revistas como Veja , PopManchete  e também para veículos como o Zero Hora, Correio do Povo, Folha de S . Paulo e O Estado de S. Paulo.

Em 1968, começou a ser perseguido pela Ditadura Militar e buscou refúgio na casa de   Hilda Hilst . Mesmo assim, continuou sofrendo acuação e precisou deixar o deixar País em 1973, retornando um ano depois.  

Leia também: Doodle homenageia 91 anos do escritor colombiano Gabriel García Márquez

Você viu?

Obras de Caio Fernando Abreu

Repdoução/Google
"Morangos mofados" é uma das obras mais reconhecidas de Caio Fernando Abreu

O primeiro romance, "Limite Branco", foi lançado em 1970, quando tinha 19 anos. Além de um escritor precoce, Abreu também conquistou três prêmios Jabuti, uma das honrarias mais importantes para a literatura brasileira, na categoria “Contos, crônicas e novelas”.

Na lista da premiação estão as obras "O triângulo das águas", de 1983, e " Os dragões não conhecem o paraíso",  de 1988, e "Ovelhas negras", de 1995. Abreu também escreveu peças de teatro e romances.

Além das produções, o escritor também trabalhou com Mirian Paglia na tradução de "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, de 1995, que já vendeu milhares de exemplares no mundo todo.

Leia também: Doodle homenageia os 90 anos da poeta e ativista Maya Angelou

Os escritos Caio Fernando Abreu conquistaram o público por tratar de assuntos como a melancolia e o romance, por meio de temas universais como o amor, a morte, o medo, a sexualidade e a solidão. O autor morreu quando tinha 47 anos de idade, em decorrência de complicações do vírus HIV.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!