O Twitter voltou atrás e informou, por meio de uma série de seis tuítes nessa segunda-feira (19), que a linha do tempo em ordem cronológica será disponibilizada novamente.
Leia também: Facebook mudará seu algoritmo para priorizar reações em vez de curtidas
De acordo com a empresa, a ideia é proporcionar ao usuário maior controle sobre a rede social. Sendo assim, as pessoas que utilizam a plataforma podem optar pela linha do tempo cronológica ou por uma baseada nos algoritmos do Twitter, que “selecionam” as publicações mais relevantes para o usuário ver.
Extinção da linha do tempo cronológica feita há dois anos
Há cerca de dois anos, a plataforma fez a mudança que incomodou muitos usuários da rede social. Nessa ocasião, a plataforma alterou o algoritmo, de modo que as pessoas vissem na timeline do Twitter apenas os conteúdos considerados relevantes pelo sistema, e não mais os tuítes recentes, como era até então.
Leia também: Manipulação nas redes sociais para fins políticos atinge 48 países
Você viu?
“Nós aprendemos que, ao mostrar os melhores tuítes primeiro, as pessoas encontram um Twitter mais relevante e útil. No entanto, temos ouvido comentários de pessoas que, às vezes, preferem ver os tuítes mais recentes”, declarou a rede social.
Como ativar o retorno da timeline cronológica?
Para ativar o sistema da timeline cronológica é bem simples. Primeiramente, o usuário deve clicar na foto do perfil, localizada no canto superior da tela do desktop, e em seguida selecionar a opção “configurações e privacidade”.
Um novo menu irá aparecer na tela com a categoria “conteúdo”, onde o usuário poderá desmarcar a opção “mostrar os melhores tweets primeiro”, como na imagem acima.
Para ativar o retorno da linha do tempo cronológica do Twitter pelo celular, basta realizar o mesmo procedimento explicado acima.
Mais testes do Twitter
Além do retorno da timeline cronológica, o Twitter vem fazendo uma série de ajustes e testes na plataforma. Uma delas foi flagrada no final de agosto, quando o jornalista Matt Navarra, do portal internacional The Next Web, viu na plataforma uma lista de sugestões de perfis para ele deixar de seguir .
Após a ‘descoberta’, a rede social foi procurada pelo site The Verge e informou que a “lista de sugestões” se tratava de um teste. “As pessoas querem uma linha do tempo relevante. Um jeito de fazer isso é deixando de seguir pessoas com quem não se engajam com frequência. Nós conduzimos um teste bastante limitado para mostrar contas com as quais usuários não estariam interagindo para conferir se gostariam de deixar de seguir no Twitter ”.