Nesta terça-feira (9), o Instagram anunciou mais uma ferramenta para combater o bullying na rede social. Agora, um sistema dentro do aplicativo, será capaz de detectar possíveis ofensas em fotos e legendas de forma automática. O dispositivo é o mesmo responsável por filtrar comentários e será usado também nas imagens.
Leia também: #Sextou? Cuidado! Agora hashtag reúne pornôs e nudes no Instagram
Segundo a empresa, que disse se preocupar com o bem-estar de seus usuários e buscar um ambiente agradável na plataforma, o novo sistema contra o bullying funcionará de maneira proativa. Imagens e legendas ofensivas serão encaminhadas ao departamento responsável para análise e, caso seja constatada a violação de alguma regra, o Instagram poderá deletar a publicação.
Em nota publicada no site da rede social voltado à imprensa, Kevin Systrom, cofundador e CEO do Instagram
, afirmou que a empresa não tolera bullying. "Nossas diretrizes sempre proibiram o bullying em nossa plataforma, e estou orgulhoso de anunciar este próximo passo em nosso compromisso contínuo de manter o Instagram como um lugar inclusivo e de suporte para todas as vozes", escreveu.
Systrom também anunciou que a rede social está expandindo suas políticas para resguadar os mais novos contra o bullying. Segundo o CEO, proteger os usuários mais jovens é crucial para fazê-los sentir confortáveis em expressar quem são. "Desde que Mike [Krieger] e eu fundamos o Instagram, nosso objetivo tem sido torná-lo um lugar seguro e de promoção da gentileza em nossa comunidade", completou.
Você viu?
Leia também: Após falha de segurança, Google+ será desativado em agosto de 2019
O novo filtro para comentários ofensivos e possíveis ataques também fiscalizará as transmissões ao vivo feitas na plataforma. Ainda de acordo com Systrom, a ideia é garantir que as lives , como são popularmente conhecidas, continuem sendo um lugar seguro e divertido para que as pessoas se conectem a seus amigos e interesses.
Tanto a criação da ferramenta quanto sua divulgação são uma forma de incentivo por parte do Instagram ao mês de prevenção contra o bullying nos Estados Unidos e à semana anti-bullying no Reino Unido.
Stories anti-bullying
Ainda na onda da bondade, o Instagram anunciou um novo efeito de câmera para "inspirar a gentileza" também nas stories . Utilizado na câmera frontal, o filtro mostra vários corações na tela e sugere que o usuário marque um amigo para que ele se sinta confortado. Já na câmera traseira, aparecem comentários gentis em diversas línguas diferentes.
Leia também: Nova função do WhatsApp para Android facilita citação de mensagens
Para experimentar o novo filtro e entrar na corrente contra o bullying no Instagram, é necessário que o usuário siga a dançarina norte-americana Maddie Ziegler, possibilitando que o efeito funcione de forma automática, ou clique em "experimentar" caso um de seus amigos já o esteja utilizando.