Tamanho do texto

Chamados de "exergames", os jogos de movimento, como Just Dance, são populares e podem, sim, serem usados como parte da rotina de exercícios

Se pensar em videogame automaticamente te mostra a visão de uma pessoa sedentária e que fica o dia inteiro sentada no sofá com um controle na mão, talvez essa ideia seja ultrapassada. Até porque foi a evolução tecnológica que levou à criação de sensores de movimento através de acessórios dos consoles, como o Xbox Kinect, Wii Remote ou PlayStation Move — e é provado que é possível usar essas opções e os jogos para emagrecer. 

Leia também: Jogos de videogame digitais ou físicos? Descubra o que vale mais a pena

jogos de videogame
shutterstock
Os 'exergames' são uma categoria de jogos para emagrecer que podem ser jogados por sensores de movimento

Segundo uma pesquisa do Pennington Biomedical Research Center, dos Estados Unidos, os jogos para emagrecer  podem, sim, ajudar. Os cientistas testaram quatro jogos com crianças entre 10 a 12 anos que estavam acima do peso ou obesas. Depois de seis meses jogando uma hora por dia, três vezes na semana, percebeu-se que elas perderam peso. 

Entre os jogos, apelidados " exergames " (junção das palavras "exercício" e "games"), que foram testados no estudo estão "Your Shape: Fitness Evolved", "Just Dance", "Disneyland Adventure" e "Kinect Sports", todos na versão Xbox 360.

Com exceção do Just Dance, que ganha novas versões anualmente, os demais jogos são mais antigos e é preciso procurar para encontrar games compatíveis com os consoles do momento. No caso, os jogos de dança como o Just Dance e o Dance Central, são muito populares entre os jogadores e continua fazendo eles se movimentarem em 2019. 

Porém, isso não significa que não valha a pena se exercitar com videogames. Apesar do  Kinect ter sido discontinuado pela Microsoft, muita gente ainda tem esse acessório em casa. Além disso, os jogos de movimento estão sendo lançadas para as versões compactas Switch e Wii U e começaram a permitir que o usuário utilize o próprio celular em vez do controle. 

Mas, afinal, realmente é possível usar esses jogos para emagrecer?

jogos de dança
shutterstock
Segundo especialistas, é possível usar os jogos para emagrecer, mas não é só isso que te ajuda a perder peso

O fisioterapeuta Fábio Boldrini concorda que os jogos de videogame interativos são benéficos, tanto pelo estímulo sistêmico pela prática de atividade física , quando por promover a interação do indivíduo ao experimentar uma realidade diferente.

"Estudos científicos também mostram que a utilização deste recurso é uma ferramenta que favorece as correções posturais, auxilia no treino do equilíbrio, aumenta a capacidade de locomoção, melhora da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores, além da motivação do paciente quanto à prática dos exercícios", diz. 

Porém, Michel Garcia, profissional de educação física da rede de academias Just Fit, completa que não é só o videogame que vai te ajudar a  perder peso ."Somente com esses exercícios, a perda de peso não ocorre, porque o gasto calórico é muito baixo." 

Por isso, é importante criar uma rotina de exercícios (e é aí que você pode combinar os jogos de movimento). "Para perda de peso efetiva, há a necessidade de regularidade na execução de umprograma de exercícios físicos. Esse programa deve contemplar a combinação de exercícios de força na musculação com exercícios aeróbios, como esteira, bike, elíptico, remo, escada, etc."

O especialista diz que uma regularidade mínima é frequentar a academia pelo menos três dias na semana. "Há também estratégias de combinação em circuito, mesclando com treinamento funcional, e treinamento intervalados, como exemplo de predominância HIIT", indica. 

Outra questão é um acompanhamento nutricional adequado e outros cuidados com o seu bem-estar. "Em síntese, prática constante de exercícios, com descanso de qualidade e hábitos alimentares com baixa ingestão calórica de boa qualidade." 

Quero apostar nos jogos para emagrecer; o que fazer?

jogos de videogame
shutterstock
Ao apostar nos jogos para emagrecer como exercício físico é importante fazer um alongamento e ter cuidados

Não tem problema incluir esses jogos na sua rotina, mas o fisioterapeuta Cadu Ramos indica que é preciso tomar tantos cuidados quanto fazer outros tipos de exercícios físicos em casa. "Como gastam muita energia é importante cuidar para não ter problema nas costas, além de dores nas mãos e nos dedos por causa do controle", diz.

O segredo, segundo ele, é intercarlar as modalidades de jogos e aproveitar para fazer os exercícios, mas sempre com a TV posicionada de forma em que seu olhar esteja para cima evitando assim as tensões na cervical. "Fazer um bom alongamento antes e depois de jogar também irá ajudar bastante."

Fábio completa que é preciso atenção para parar o que você está fazendo caso sinta qualquer desconforto ou dor ao usar os jogos para emagrecer como forma de atividade física. "Desta forma a sua prática de atividade será segura, agradável e com inúmeros benefícios", finaliza. 

    Leia tudo sobre: ps4