Para muitas pessoas, cuidar do próprio dinheiro pode parecer um bicho de sete cabeças , fazendo não sobrar quase nada no final do mês. Era justamente isso que acontecia com o empresário Rogerio Moraes, de 34 anos.
Ele conta que, no passado, gastava muito dinheiro sem necessidade, e não tinha muito controle sobre suas finanças . Há cerca de nove anos, Rogerio começou a aprender a cuidar do próprio dinheiro, e se orgulha em dizer que, de lá para cá, passou de devedor para investidor .
Além de mudar sua vida, ele conta que aprender a cuidar de suas finanças mudou também a vida de sua família: hoje, ele já ensina o que sabe para os filhos de 8 e 12 anos. Tudo o que o empresário aprendeu sobre educação financeira veio da internet , sobretudo de canais no YouTube . “Não paguei por nenhum curso, foi tudo gratuito”, conta.
Leia também: É só encostar: saiba como usar o celular para fazer pagamentos
Os YouTubers do dinheiro
Como Rogerio, milhões de outras pessoas têm aprendido a cuidar do dinheiro na internet. As opções são muitas mas, dentre as mais populares, estão os canais no YouTube . Através da plataforma, é possível aprender desde as noções mais básicas para cuidar do dinheiro, até os assuntos mais aprofundados sobre o mercado financeiro .
Com mais de 4 milhões de inscritos, um dos canais mais assistidos é o Me Poupe! , da jornalista Nathalia Arcuri. Conhecidos por tratarem de temas financeiros com uma linguagem simples , os vídeos se tornaram os preferidos para quem está começando a aprender sobre o assunto.
A autônoma Rebecca Jean Boyle, de 28 anos, conta que o Me Poupe! foi um dos maiores responsáveis para que ela aprendesse a cuidar do próprio dinheiro.
Leia também: 7 extensões do Google Chrome que ajudam a economizar: aprenda como usar
Filha de um acionista da bolsa , investimento sempre foi um tema presente dentro de casa, mas Rebecca confessa que foi só com o YouTube que passou, de fato, a aprender sobre o assunto.
“Comecei a aprender no YouTube mesmo, pois eu não entendia nem os básicos de educação financeira, e conforme fui descobrindo e aprofundando no assunto, comecei a conversar com meu pai e pedir conselhos”, conta. Hoje, Rebecca investe na bolsa de valores e segue acompanhando YouTubers que falam sobre o assunto.
O YouTube também foi a porta de entrada para que a assistente de vendas Jessika Aline, de 29 anos, aprendesse a cuidar do próprio dinheiro. Ela conta que não tinha o costume de guardar dinheiro para emergências e, hoje, já tem uma quantia considerável aplicada. “Me reeduquei de tal maneira que nem acredito”, afirma.
Leia também: Youtubers famosos têm suas contas roubadas; veja com se proteger
Além do Me Poupe!, muitos outros canais do YouTube ensinam a cuidar das finanças. Dentre eles, estão O Primo Rico
, Gustavo Cerbasi
, Quero Ficar Rico
, EconoMirna
, André Bona
, e muitos outros.
Você viu?
Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama, diz que há muitas boas opções disponíveis no Youtube para quem quer começar a organizar as finanças.
Para quem já está um pouco mais avançado e quer começar a investir, porém, ela aconselha um cuidado dobrado. “Nesse caso, eu realmente acho que precisa seguir e acompanhar pessoas que são especializadas e qualificadas para isso”, afirma.
Cuidando do dinheiro na palma da mão
Além dos canais no YouTube, outra forma boa e gratuita de aprender a cuidar do dinheiro é através de aplicativos . Eles podem ser uma forma eficiente, sobretudo, para organizar as receitas e as despesas, mantendo todos os gastos em ordem.
Dois aplicativos bastante populares são o Minhas Economias ( Android e iOS ) e o Toshl Finanças ( Android e iOS ).
Em ambos, é possível acrescentar todas as despesas e separá-las por categorias, o que pode ser um bom primeiro passo para entender os seus gastos. Os aplicativos geram gráficos completos sobre os principais lugares para onde o dinheiro está indo, ajudando o usuário a economizar .
Leia também: Uber traz 'corridas silenciosas' para o Brasil; entenda o recurso
No Minhas Economias, ainda dá para estipular metas. Se o usuário coloca no app , por exemplo, que quer ir à Alemanha daqui a dois anos e que, para isso, precisa de uma determinada quantia de dinheiro, o software se encarrega de fazer a conta da economia mensal necessária, e sempre lembra o usuário de poupar.
Outra opção de aplicativo é o Organizze ( Android e iOS ). Além das funções presentes nos outros dois apps, este também possui uma aba mais voltada à educação financeira .
Por lá, é possível encontrar artigos e e-books interessantes sobre o assunto, a partir dos quais o usuário pode aprender ainda mais a cuidar do próprio dinheiro .
Sites e blogs para aprender a cuidar do dinheiro
Além dos YouTubers e dos aplicativos , há também alguns sites e blogs que dão dicas de como cuidar melhor do seu dinheiro.
Algumas grandes corretoras de investimentos têm blogs próprios e, neles, é possível encontrar boas dicas para começar a se organizar. Alguns deles são o blog da Rico , da XP e da Órama .
Leia também: Procurando hospedagem de sites? Saiba como encontrar a melhor opção
Além desses, muitos outros blogs também falam sobre assuntos relacionados a finanças e investimentos. Alguns deles são o Clube do Valor , Dinheirama , Quero Ficar Rico , Clube dos Poupadores e Professor Elisson de Andrade .
Aprender a organizar o próprio dinheiro é muito importante , e a internet tem opções muito ricas e diversas para aprender sobre isso. Porém, vale a pena sempre ter um olhar crítico sobre as informações e lembrar que não existe dinheiro fácil. Por isso, confira como não cair em dicas erradas na internet.