Saiba fazer uma pesquisa mais específica no Google
Unsplash/ Charles Deluvio
Saiba fazer uma pesquisa mais específica no Google


Não é de hoje que a maioria das pessoas recorre ao Google quando quer saber alguma informação a respeito de qualquer coisa. Embora o oráculo da internet realmente tenha as respostas para quase tudo, às vezes é melhor dar a ele uma mãozinha para que o resultado seja mais específico. 

Alguns comandos utilizados na busca do Google fazem com que o algoritmo entenda melhor o que está sendo perguntado e entregue respostas mais precisas rapidamente. Confira algumas dicas:

1. Procurando em um site específico

Se você está buscando alguma informação mas quer que ela venha de um site específico no qual você confia, o comando “site:” pode te ajudar. Por exemplo, se você quer ler as últimas notícias da Xiaomi no portal iG Tecnologia, é só digitar no buscador do Google “Xiaomi site:tecnologia.ig.com.br”. 

Leia também: De graça: Google para de cobrar anúncios durante a pandemia

2. Encontre o arquivo certo

Às vezes, precisamos encontrar resultados em formatos de arquivo específicos, como um gif ou um pdf . Para isso, existe o comando “filetype:”, que pode ser usado na busca. Se você procura pelo arquivo em pdf de um livro, por exemplo, é só digitar “nome do livro filetype:pdf”, e todos os resultados serão neste formato de arquivo. 

3. Google como dicionário

Muitas vezes, utilizamos o Google como dicionário para aprender o significado de determinadas palavras. Mas nem sempre uma simples busca pela palavra em questão traz o resultado logo no início da página. Ao digitar o comando “define:” antes da palavra, porém, o buscador mostrará um cartão no topo da página com seu significado. 

4. Procurando emprego

Um tipo específico de pesquisa ajuda usuários a encontrarem empregos em qualquer lugar e para qualquer profissão. Para isso, basta digitar a palavra “emprego” seguida da cidade e da profissão (como, por exemplo, “emprego salvador vendedor”), que o Google mostrará oportunidades. 

Você viu?

Leia também: Google bloqueia mais de 18 mi de e-mails com golpes sobre a Covid-19 por dia

5. Removendo resultados

O sinal de subtração pode ser bastante útil para remover resultados indesejados da busca. Se você está procurando informações sobre o vírus de computador cavalo de Troia, por exemplo, e só encontra informações sobre a guerra de Troia, vale a pena pesquisar por “cavalo de troia -grécia” (é importante que haja o espaço antes do sinal de subtração), para excluir os resultados que se relacionem a isso. 

6. Convertendo unidades

O comando “em” é de grande ajuda na hora de usar o buscador do Google para converter unidades. Ao pesquisar por “100g em kg” ou “10m em cm”, os resultados já trazem a conversão em um cartão no topo da página. 

7. Resultados mais completos

Ao procurar por uma frase completa de um trecho de música ou livro, por exemplo, você pode se deparar com resultados inesperados que apenas encontram palavras isoladas da frase e que, na verdade, não têm nada a ver com o que você estava pesquisando. Para que o Google leve em consideração o contexto, use aspas para pesquisar por uma frase completa. 

Leia também: Rastreamento de coronavírus vai chegar a celulares Android pela Google Play

8. Específico, mas nem tanto

Além de pesquisar por frases inteiras, como no exemplo acima, também dá para procurar por palavras isoladas e decidir quão próximas elas devem estar no texto apresentado pelos resultados. Para isso, é preciso usar o comando “AROUND(X)”, sendo X o número de palavras entre os termos. Por exemplo, se você procura por “iPhone 11”AROUND(5)“Brasil”, aparecerão apenas páginas em que os termos “iPhone 11” e “Brasil” estão a, no máximo, cinco palavras de distância. 

9. Procurando mais de um termo

Se você deseja procurar por duas coisas diferentes ao mesmo tempo, o comando “OR”, usado entre dois termos separados por aspas pode ajudar. Buscando por “receita de macarrão”OR“receita de frango”, por exemplo, você encontra resultados para ambas as pesquisas. 

10. Previsão do tempo

Para encontrar a previsão do tempo de uma determinada cidade, os comandos “clima” ou “previsão do tempo” podem ajudar. Ao pesquisar “clima São Paulo”, por exemplo, um cartão com as previsões meteorológicas para a capital paulista aparece no topo da página.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!