O Samsung Galaxy S21
chegou ao Brasil nesta terça-feira
(9) e, assim como em sua versão global, o smartphone
não terá carregador
na caixa. Depois de um acordo com o Procon-SP
, porém, o acessório será disponibilizado a quem comprar o celular na pré-venda.
Segundo o órgão de defesa do consumidor , o acordo foi voluntário e é considerado histórico. Todos os clientes brasileiros que comprarem qualquer modelo da linha Galaxy S21 durante a pré-venda (que termina no dia 7 de março), terá direito ao acessório. Para isso, basta solicitar o carregador em um site próprio e aguardar 30 dias corridos.
"Trata-se de um acordo histórico com a Samsung válido somente para o Brasil, que sai na frente do mundo inteiro e que em março deverá ser transformado em acordo definitivo, já que não existe uma justificativa de caráter ambiental para esse tipo de procedimento. É uma promoção puramente de caráter econômico, se existe a preocupação ambiental o Procon-SP irá exigir a adoção de políticas de logística reversa a todos os fabricantes de eletrodomésticos e também montadoras de automóveis e celulares, essa será a próxima etapa", diz o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
O diretor também disse que espera que a Apple
assine um acordo parecido, já que ela passou a vender iPhones
sem carregador em todo o mundo
. "O Procon está analisando e entende que se trata de venda casada, obrigar o consumidor a adquirir o aparelho e depois o carregador, não tem justificativa e a questão ambiental é uma simples desculpa", disse.