Crimes digitais cresceram em 2020
Unsplash/Markus Spiske
Crimes digitais cresceram em 2020

Em 2020, o número de crimes digitais praticados no Distrito Federal saltou 87,1% em relação a 2019. No total, foram 17.843 ocorrências, de acordo com dados da Polícia Civil (PCDF), obtidos pelo Correio Braziliense. Só no primeiro mês de 2021, 836 crimes do tipo já foram registrados.

Dentre os crimes digitais, estão incluídos diversos tipos de fraudes . Só o estelionato cresceu 108% no último ano. De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as tentativas de phishing aumentaram 80% em 2020.

De acordo com o delegado Giuliano Zuliani, titular da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos , ouvido pelo Correio Braziliense, a pandemia pode ter impulsionado os crimes digitais porque fez com que as pessoas utilizassem mais a tecnologia. 

"As pessoas estão utilizando mais a internet, seja para comprar, seja usar as redes sociais ou conversar por meio dos aplicativos de mensagens. Consequentemente, elas ficam mais sujeitas a esse tipo de crime. Essa quantidade de exposição diária da internet aumentou o número de golpes cibernéticos”, esclareceu.

Atualmente, existem diversos tipos de golpes digitais , que vão desde roubo de dados até  clonagem do WhatsApp ou do cartão de crédito. Abaixo, confira algumas dicas que servem para diversos tipos de fraudes:

  • Nunca compartilhe suas senhas com outras pessoas;
  • Não compartilhe dados pessoais (sobretudo bancários) com terceiros;
  • Não repasse códigos que receber por SMS;
  • Sempre que receber alguma ligação, e-mail ou mensagem de algum serviço que você possui (como banco ou operadora de telefonia), desligue e entre em contato com um canal oficial da empresa;
  • Não clique em links duvidosos e sempre procure canais oficiais;
  • Sempre que perceber um golpe, alerte seus amigos, familiares e conhecidos. O compartilhamento de informação a respeito da educação digital é essencial para que todos estejam protegidos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!