A primeira publicação do Twitter
, feita pelo CEO Jack Dorsey
, foi vendida nesta segunda-feira (22) por US$ 2,9 milhões - quase R$ 16 milhões em conversão direta. O tuíte, que completou 15 anos, foi vendido como NFT
, um tipo de ativo digital.
A publicação foi feita em 21 de março de 2006, meses antes do Twitter ser lançado oficialmente ao público. "Configurando o meu twttr", escreveu Dorsey na ocasião.
O CEO do Twitter colocou a publicação à venda no último dia 5 em um site de leilões e, desde então, tem recebido lances milionários. Nesta segunda-feira, o lance final foi dado por Sina Estavi, CEO da Bridge Oracle, primeiro sistema público da Oracle na plataforma de blockchain TRON, que pagou o montante com a criptomoeda Ether .
Em um tuíte feito em 9 de março, Dorsey havia dito que doaria o dinheiro arrecadado com a venda para pessoas afetadas pela Covid-19 na África.
O que é NFT?
NFT é a sigla para Non-Fungible Token ou, em português, token não-fungível. Um token é um registro de um ativo em formato digital - neste caso, na blockchain , rede imutável que opera com muita criptografia e permite o funcionamento dos sistemas de criptomoedas, como o bitcoin .
Já um item não-fungível é algo único, que não pode ser substituído. Ou seja, qualquer objeto (real ou virtual) que seja raro e colecionável, pode ser replicado em um NFT
e vendido dessa forma. Quando uma pessoa compra esse ativo, ela passa a possui-lo, através de um certificado registrado na blockchain.