Android 12 foi apresentado durante o Google I/O
Reprodução/Youtube
Android 12 foi apresentado durante o Google I/O

O Google liberou a versão beta (de testes) do Android 12 nesta terça-feira (18), durante apresentação no Google I/O , conferência anual da empresa que reúne as principais novidades de inovação em seus produtos.

Além de liberar a versão beta, o Google também divulgou detalhes sobre o sistema operacional , que será disponibilizado oficialmente durante a primavera deste ano. A empresa chama o Android 12 de "o sistema operacional mais pessoal de todos os tempos", por conta da sua capacidade de ser personalizado por cada usuário. Confira algumas das principais novidades:

Interface do Android 12

A primeira mudança que o Android 12 vai trazer é no visual dos smartphones . Todos os aplicativos e serviços, não apenas os da empresa, vão passar adotar um design chamado "Material You", mais colorido e personalizável.

Interface do Android 12
Reprodução/Youtube
Interface do Android 12

Ao escolher um papel de parede, por exemplo, o Android vai automaticamente entender a paleta de cores presente na imagem e se adaptar a ela. Assim, os menus e aplicativos terão tons compatíveis com a imagem. A novidade vai chegar primeiro aos celulares Google Pixel . Confira na imagem abaixo:

Android 12 se adapta às cores escolhidas pelo usuário
Reprodução/Youtube
Android 12 se adapta às cores escolhidas pelo usuário

Além disso, os ícones ficarão maiores, as animações de transição entre aplicativos estará mais fluida e haverá a presença de uma nova barra de notificações que incluirá  Google PayGoogle Home .

Assistente poderá ser acionada através do botão de liga/desliga, como já havia vazado anteriormente . Além disso, o novo sistema operacional consome 22% menos da CPU, tornando os celulares mais rápidos.

Privacidade no Android 12

Além das mudanças no visual, o Google promete trazer mais segurança aos usuários com o Android 12 . Toda vez que o microfone ou câmera estiverem ativados no celular, o usuário verá um pequeno ponto no topo da tela. Assim, dá para saber se aplicativos estão acessando duas informações sem consentimento.

Além disso, também dá para impedir que todos os aplicativos acessem esses recursos. Dessa forma, toda vez que um deles precisar usar câmera ou microfone terá que pedir permissão.

O Android 12 também contará com um painel de controle de privacidade. Nele, os usuários poderão ver e controlar quais informações são compartilhadas com cada aplicativo (incluindo os do Google) de forma mais simples.

O que mais haverá no Android 12

Além de mudanças na interface e na privacidade, o Google ainda prometeu que o Android 12 conseguirá fazer capturas de tela completas e terá mais integração com o Chrome OS, o sistema da empresa para Chromebooks.

Celulares com Android 12 também poderão ser usados como controles remotos para televisões equipadas com Android TV.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!