Governo promete 5G em todas as cidades até 2029
Reprodução
Governo promete 5G em todas as cidades até 2029

Representantes do governo e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmaram que o 5G chegará a todos os municípios brasileiros até 2029. A confirmação foi feita em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17).

De todas as cidades brasileiras, os 1.174 municípios com mais de 30 mil habitantes terão ao menos três prestadoras oferecendo 5G, enquanto os 4.396 municípios com menos de 30 mil habitantes terão pelo menos uma empresa ofertando a nova geração de internet móvel.

O prazo da chegada do 5G até 2029 estava previsto no edital do leilão do 5G e estará presente nos contratos que serão assinados em 14 de dezembro pelas vencedoras do certame. 

As 10 empresas vencedoras do leilão  e que poderão prestar serviços relacionados ao 5G são Claro, TIM, Telefônica (dona da Vivo), Algar Telecom, Sercomtel, Winity, Cloud2U, Consórcio 5G Sul (Copel Telecom e Unifique), Brisanet e Neko.

Leia Também

"Nas principais faixas de frequência continuamos tendo predominância das três grandes empresas — Tim, Vivo e Claro. Além disso, elas estão adquirindo a operação móvel da Oi. A nossa esperança é que a Winity, que arrematou a faixa de 700 MHz nacional, atue de modo que os pequenos provedores que não tiveram chance de participar dessa licitação possam contratar a rede da Winity para ampliar a oferta", disse Flávia Lefèvre, advogada integrante da Coalizão Direitos na Rede, durante a audiência.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários