Google vai mudar forma como rastreia usuários
Unsplash/Kai Wenzel
Google vai mudar forma como rastreia usuários

O Google anunciou na terça-feira (25) uma nova ferramentar para gerir os anúncios direcionados online, chamada Topics. A novidade irá substituir o fracassado FLoC , recurso implementado no ano passado para substituir os cookies de terceiros.

A gigante de tecnologia promete que os Topics vão trazer mais privacidade aos usuários, já que os anunciantes saberão apenas tópicos pelos quais cada pessoa tem interesse, e não dados específicos sobre elas.

Para isso, o navegador vai gerar vários temas, como "Fitness" ou "Viagem", por exemplo. A cada semana, o Topics vai determinar as principais categorias de interesse com base na navegação de cada usuário. Essas categorias, que serão usadas por anunciantes para direcionarem anúncios, substituem dados mais completos que antes essas empresas terceiras tinham acesso.

"Por exemplo, se você recentemente visitou sites sobre esportes, o navegador pode selecionar 'Esportes' como um dos seus tópicos. Os tópicos vão determinar os anúncios que você vê, e um site não vai precisar saber quem você é para te mostrar um anúncio sobre esportes", exemplificou a empresa. Segundo o Google, os tópicos mudam a cada três semanas, e os anteriores são excluídos.

"Esse processo acontece inteiramente no seu dispositivo sem envolver nenhum servidor externo, incluindo servidores do Google", afirma Vinay Goel, Diretor de Produto do Chrome Privacy Sandbox, em uma publicação no blog do Google.

O Topics vai funcionar em qualquer navegador e, no caso do Chrome, haverá controles para que os usuários removam categorias que eles não gostaram ou desativem o recurso completamente.

A ferramenta faz parte do Privacy Sandbox, um projeto do Google para tornar a navegação mais privada. Quando tentou acabar com os cookies de terceiros para introduzir o FLoC, porém, a gigante de tecnologia foi acusada de ter outras intenções. Empresas de publicidade afirmam que, ao invés de dar aos usuários mais privacidade, o real objetivo do Google era reduzir as informações que outras companhias tinham sobre os usuários a fim de manter sua dominância no mercado de anúncios.

Depois de investigações, o Google agora atua em parceria com a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) para desenvolver novas ferramentas que deem mais controle aos usuários. A empresa ainda não confirmou quando o Topics começará a funcionar.

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