Uma mensagem enviada via SMS de uma suposta vaga de emprego no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está circulando em todo o Brasil na intenção de aplicar golpes.
"Olá, sou gerente geral do Sebrae e atualmente estou recrutando uma equipe de meio período. Salário mensal: 1000-5000. Contato whatsapp. Clique no link abaixo para consultar o gerente", diz o texto enviado.
O próprio Sebrae declarou que a mensagem se trata de uma fraude, já que o serviço "não oferece oportunidades de trabalho via SMS, WhatsApp, Telegram ou grupos em redes sociais".
O objetivo dos golpistas é fazer com que as vítimas passem dados pessoais, que podem ser utilizados para aplicar outros golpes no futuro.
Este não é o primeiro golpe relacionado a emprego que circula na internet. Recentemente, mensagens avisando sobre vagas na Amazon e na Shopee tinham o objetivo de roubar dinheiro das vítimas
.
Quando receber mensagens deste tipo, não clique no link e procure por informações nos canais oficiais da empresa ou órgão que a mensagem cita. No caso de vagas de emprego, o ideal é entrar diretamente no site da companhia e conferir as vagas. Geralmente, oportunidades não são oferecidas por SMS, então é importante desconfiar.