Instagram, Facebook e TikTok estão estudando cobrar taxas mensais para oferecer uma experiência sem anúncios
. De acordo com o jornal estadunidense The Wall Street Journal, a taxa estudada pela Meta (dona do Instagram e do Facebook) é de 13 euros por mês por rede social, o equivalente a quase R$ 70 em conversão direta.
Já segundo o portal Android Authority, a taxa que o TikTok estuda é de US$ 4,99 por mês, cerca de R$ 25.
Instagram e Facebook pagos
O Wall Street Journal teve acesso a informações de uma negociação entre a Meta e reguladores da União Europeia, na qual a empresa propõe uma versão paga e sem anúncios de suas redes sociais.
A medida chegaria para que as plataformas se adequassem a novas leis europeias que exigem que as redes sociais forneçam aos usuários a opção de aceitar, ou não, receber anúncios direcionados a partir de dados de navegação. Caso os usuários se neguem a ter suas informações usadas para direcionar publicidade, as plataformas devem ter uma alternativa para que eles continuem usando as redes sociais.
A solução da Meta, então, seria uma opção paga. Por enquanto, não se sabe se as autoridades europeias aceitaram a proposta da empresa.
A empresa sugere os seguintes valores para a assinatura mensal:
- Só Facebook ou só Instagram no PC: 10 euros
- Valor por conta adicional: 6 euros (ou seja, ambas as redes sociais por 16 euros)
- Só Facebook ou só Instagram no celular: 13 euros
TikTok pago
Já o TikTok cobraria uma taxa mais baixa, de US$ 4,99, segundo o Android Authority. O portal encontrou a assinatura em uma tela do próprio aplicativo na versão de testes da plataforma.
Ao TechCrunch, o TikTok confirmou os testes, e disse que eles são referentes a "um único mercado de língua inglesa fora dos Estados Unidos". Embora a empresa não tenha revelado o país, é bastante provável que trate-se da Irlanda, onde fica o centro de dados do TikTok na Europa.
Tanto a versão paga dos aplicativos da Meta quanto a do TikTok não devem chegar a outros países, já que a União Europeia é, por enquanto, a única região que tem leis no sentido de obrigar as empresas de tecnologia a oferecer alternativas aos usuários que querem proteger seus dados pessoais.