O Instagram, o Messenger e o TikTok incorporaram nesta quinta-feira (9) um botão antiassédio em suas plataformas. A novidade chega apenas à França e é fruto de uma parceria entre as empresas e a e-Enfance, associação francesa de proteção a crianças e adolescentes na internet.
A partir de agora, as plataformas passam a incorporar um botão para um serviço já existente de denúncia da e-Enfance. Trata-se do número 3018, que conecta vítimas de assédio a uma central com psicólogos, advogados e especialistas digitais.
O objetivo do 3018, que já recebe cerca de 150 ligações por dia na França, é permitir que crianças, adolescentes e familiares denunciem qualquer tipo de violência digital, desde cyberbullying a assédio sexual. Com a integração às redes sociais, o objetivo é popularizar o serviço.
"A partir de agora, no Messenger, Instagram e TikTok você encontrará um pequeno logotipo na parte inferior da tela. Ao clicar nele, você ligará para 3018, número de crianças vítimas de assédio. Na dúvida, clique", afirmou Charlotte Caubel, Secretária de Estado da Criança na França.
Através das redes sociais, o presidente francês Emmanuel Macron incentivou o uso da novidade e disse que pretende expandi-la para fora do país, sobretudo para a União Europeia.
Como a novidade não se trata de uma iniciativa direta das redes sociais, mas sim de uma parceria, não há previsão da chegada de um recurso similar ao Brasil.