Tecnoblog

Celular é capaz de medir frequência cardíaca sem necessidade de hardware próprio
Unsplash/Alex Ware
Celular é capaz de medir frequência cardíaca sem necessidade de hardware próprio

A Xiaomi está adicionando a função de leitura de batimentos cardíacos dentro do aplicativo Mi Health , que já está presente em alguns aparelhos da marca chinesa e acompanha dados como número de passos e a qualidade do sono do usuário. A novidade chega sem a necessidade de qualquer hardware específico, fazendo a leitura com a câmera do próprio celular.

Antes da leitura de batimentos cardíacos aparecer em relógios inteligentes e hardware dedicados de smartphones , como no caso de diversos celulares da linha Galaxy S e Note, a frequência cardíaca poderia ser aferida com ajuda de algum app que utilizava a câmera do aparelho, junto do flash aceso. É exatamente assim que a Xiaomi resolveu adicionar este tipo de leitura em seus aparelhos.

A ferramenta apareceu na versão 2.7.4 do Mi Health e ela é capaz de fazer o que propõe quando o usuário coloca a ponta do dedo cobrindo toda a lente da câmera traseira, além de cobrir o LED do flash ao mesmo tempo. O app identifica que isso aconteceu quando a imagem escura fica vermelha, que é quando o sensor pode analisar o fluxo sanguíneo que passa nas veias e assim faz a medição.

Quando a leitura termina, o aplicativo pergunta se o usuário estava descansando, se acabou de fazer um exercício físico ou se já está acordado e trabalhando. Uma barra mostra quão próxima a frequência registrada está do máximo ou do mínimo recomendado para a situação atual.

Assim como acontece com outros apps de acompanhamento de saúde, o Mi Health exibe um histórico das leituras mais recentes e que podem ser dos últimos dias, semanas ou meses. O Mi Health, exclusivo dos aparelhos vendidos para o mercado chinês, deve ser lançado em mercados fora do país nas próximas semanas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!