
A Apple
criou um recurso que apaga apps de forma temporária e libera espaço para atualizações do iOS
. Mas o que acontece quando não é possível fazer a reinstalação a partir da App Store? A Epic Games
avisa que isso pode ocorrer com Fortnite
, que foi banido da loja
por implementar uma forma independente de compras in-app.
Você viu?
"Jogadores no iOS que atualizam para o iOS 14 podem perder acesso a Fortnite", avisa a Epic Games em sua conta do Twitter; o mesmo pode acontecer com o iPadOS
. Se o usuário aceita remover aplicativos
temporariamente para atualizar o sistema, o jogo pode ser excluído sem a possibilidade de instalar de novo.
Por isso, a Epic diz que é melhor cancelar a atualização e acessar os Ajustes para limpar arquivos e apps no iPhone , iPad ou iPod Touch de forma manual. "Depois de liberar espaço suficiente, tente atualizar novamente e o prompt não aparecerá mais", afirma a empresa.
Adoção do iOS 14 já passa dos 30%
O aviso talvez tenha chegado um pouco tarde: de acordo com a Mixpanel, o iOS 14 e iPadOS 14 já estão instalados em quase 31% da base ativa de iPhones e iPads. O iOS 13 caiu para 62%; o restante (cerca de 7%) corresponde a versões mais antigas.
Você já deve estar por dentro da briga entre a Epic e a Apple : Fortnite passou a vender itens in-app de forma direta, sem passar pela App Store , o que viola as regras da loja; por isso, ele foi removido. O jogo fez o mesmo no Android e foi retirado da Google Play Store .
A Epic entrou na Justiça para que Fortnite volte à App Store . No processo judicial, a Apple pede indenização da empresa por ter quebrado as regras da loja. Os desenvolvedores têm que pagar 30% sobre as compras in-app; isso vale até mesmo para streaming de jogos no Google Stadia e Microsoft xCloud.