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Google adia novidade no Chrome
Unsplash/Tobias Tullius
Google adia novidade no Chrome

O Google decidiu, nesta quinta-feira (24), rever os planos de bloqueio dos cookies de terceiros no Chrome . A empresa comunicou em seu blog que vai fazer a eliminação gradualmente até 2023. Eles informaram que, embora a mudança esteja em "progresso considerável", é importante ter mais tempo para a equipe atuar num ritmo responsável e discutir soluções corretas.

A iniciativa Privacy Sandbox foi anunciada em 2019 e o objetivo era concluir o bloqueio até 2022. Os cookies de terceiros são usados para rastrear internautas e outros navegadores concorrentes, tais como Safari e Firefox , já adotaram medidas contra esse tipo de monitoramento. No comunicado, o Google demonstra que o objetivo do adiamento também é estar próximo dos envolvidos, em especial as empresas de publicidade.

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"Precisamos nos mover em um ritmo responsável. [O adiamento] permitirá tempo suficiente para a discussão pública sobre as soluções certas, o engajamento contínuo com os reguladores e para que os editores e a indústria publicitária migrem seus serviços. Isso é importante para evitar comprometer os modelos de negócios de muitos editores web que suportam conteúdo livremente disponível. O Chrome eliminará gradualmente o suporte para cookies de terceiros durante um período de três meses que terminará no final de 2023", escreveu Vinay Goel, diretor de Engenharia de Privacidade do Chrome.

O Google não só quer ouvir os publicitários. Como mostrou o The Verge, pela primeira vez a  gigante das buscas tem trabalhado com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido para novas soluções contra os cookies de terceiros. De acordo com o portal, a parceria foi uma resposta a uma investigação do próprio CMA sobre a privacidade de usuários no Chrome .

Agora, a empresa compartilhou um novo cronograma de implementação do substituto. Na etapa 1, no final de 2022, o objetivo é ajudar a indústria publicitária e editores a migrarem seus serviços, isso após testes e APIs lançadas no Chrome . Esse processo deve levar nove meses. Já na etapa 2 eles prometem eliminar os cookies de terceiros num período de três meses até o final de 2023. A alternativa da gigante das buscas visa mostrar anúncios mais relevantes sem coletar muitos dados do usuário.

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