Sente falta de consoles clássicos? Conheça 8 mini consoles retrôs
Ricardo Syozi
Sente falta de consoles clássicos? Conheça 8 mini consoles retrôs

Os mini consoles fizeram bastante barulho nos últimos anos, exaltando a paixão por nostalgia de um público que curte artigos retrôs. Há sistemas presentes desde as empresas mais populares como Nintendo, Sony e Sega quanto aquelas mais obscuras como a NEC e a Commodore. Confira 8 mini consoles retrôs oficiais e disponíveis no mercado.

Índice

  • O que são mini consoles retrôs?
  • 8 mini consoles retrôs
    • 1. Sega Astro City Mini
    • 2. Sega Genesis Mini
    • 3. The C64 Mini
    • 4. NeoGeo Mini
    • 5. NES Classic Edition
    • 6. SNES Classic Edition
    • 7. Turbografx-16 Mini / PC Engine Mini
    • 8. PlayStation Classic

O que são mini consoles retrôs?

Lançados como uma forma de oferecer nostalgia e conveniência em um só lugar, os mini consoles retrôs são sistemas de videogame com jogos antigos instalados e que podem ser utilizados de forma simples em televisões e monitores modernos.

Eles não precisam de cartuchos ou discos, funcionam de forma plug & play e trazem sucessos de seus respectivos sistemas para o usuário. Desta forma, aquela pessoa que não tem interesse em formar uma custosa coleção de seu videogame retrô favorito, mas quer viver ou reviver a experiência de curtir alguns clássicos, pode simplesmente adquirir um mini console e se divertir em sua TV.

Além de já ter uma seleta biblioteca de títulos, esses sistemas são bem pequenos, encaixando facilmente em qualquer cômodo da casa.

Esta lista não está em nenhuma ordem específica.

8 mini consoles retrôs

1. Sega Astro City Mini

Baseado em um popular arcade de mesmo nome que fez muito sucesso no Japão na década de 90, o Sega Astro City Mini tem uma tela de LCD de 3,9 polegadas com resolução de 480x800 pixels. Há duas entradas USB, uma entrada para fone e saída HDMI para conectá-lo em uma televisão ou monitor.

São 37 jogos clássicos que passaram pelo arcade durante anos. Títulos como Alien Storm, Bonanza Bros., Fantasy Zone e Virtua Fighter são alguns dos mais populares.

  • Data de lançamento: 17 de dezembro de 2020
  • Link para o site oficial

2. Sega Genesis Mini

Bastante popular no Brasil graças a TecToy, o Genesis (ou Mega Drive ) bateu de frente com o Super Nintendo por muito tempo. A versão deste mini console traz dois controles de três botões e um design clássico do sistema. Há opções de filtros de imagem para usufruir do cabo HDMI que também vem no pacote.

Com uma biblioteca repleta de clássicos, são 40 jogos de sucesso como Sonic, Streets of Rage e Golden Axe . Também vale o destaque para Contra: Hard Corps e Phantasy Star IV . Só faltou mesmo a adição de controles de seis botões.

  • Data de lançamento: 19 de setembro de 2019
  • Link para o site oficial

3. The C64 Mini

Com 50% do tamanho do sistema original, o Commodore 64 Mini (também chamado de The C64 Mini ) foi lançado pela empresa Retro Games em 2018. Com cara de mini PC, o console traz um joystick idêntico ao original da década de 80, além de entrada USB para outros dispositivos como um teclado. Com o uso de sua saída HDMI é possível usar filtros para deixar a imagem do jeito que o usuário quiser.

O pacote traz 64 jogos instalados. Muitos deles populares especialmente na Europa onde o sistema foi um grande sucesso. Nomes como California Games, Firelord e Speedball são alguns dos jogos deste mini console.

  • Data de lançamento: 09 de outubro de 2018
  • Link para o site oficial

4. NeoGeo Mini

Você viu?

Um grande sucesso em vários países, o NeoGeo sempre foi popular no Brasil. Este mini console vem em um formato de arcade com um layout de botões clássico e uma tela de LCD de 3,5 polegadas. Há saída HDMI que oferece resolução de 720p, além de entrada para fones de ouvido e dispositivos USB.

Os 40 jogos instalados são clássicos da empresa como Metal Slug, The King of Fighters, Samurai Shodown e Fatal Fury . Há até controles extras similares aos lançados para o NeoGeo CD, quais podem ser adquiridos separadamente.

  • Data de lançamento: 24 de julho de 2018
  • Link para o site oficial

5. NES Classic Edition

Quando o NES Classic Edition foi lançado, muitos problemas de estoque ocorreram. Milhares de pessoas estavam atrás do sistema, mas nem todas conseguiram garantir um. O console foi o primeiro da Nintendo nessa área. Ele vem com um controle do mesmo estilo do original, tem saída HDMI e opções de imagens como pixel perfect e filtro CRT.

Ao todo, o console traz 30 jogos que fizeram sucesso. Muitos deles abriram portas para franquias que viriam a ser muito importantes na indústria como Super Mario Bros. , Castlevania, The Legend of Zelda e Metroid .

  • Data de lançamento: 10 de novembro de 2016
  • Link para o site oficial

6. SNES Classic Edition

A Nintendo lançou o SNES Classic Edition em 2017 garantindo o mesmo sucesso de seu mini console anterior. O sistema tem as mesmas características do NES Classic Edition nos quesitos opções de imagem, entradas de controles e fonte de energia.

Por outro lado, a biblioteca de jogos instalados é menor. São 20 títulos que mesclam clássicos como F-Zero, Super Metroid e Super Mario Kart com Star Fox 2 , uma obra lançada pela primeira vez neste sistema. Além disso, o mini console vem com dois controles muito similares aos originais.

  • Data de lançamento: 29 de setembro de 2017
  • Link para o site oficial

7. Turbografx-16 Mini / PC Engine Mini

Lançado em três versões diferentes para três regiões distintas, o Turbografx-16 Mini chegou em 2020 vindo diretamente da Konami. No Japão, o sistema tem outra cara e é chamado de PC Engine Mini . Já na Europa, seu nome é o PC Engine Core Grafx Mini .

Cada um desses mini consoles têm características iguais em relação às entradas USB e opções de imagem e áudio. Todos trazem consigo controles parecidos com os originais. Mas não é só no visual que há diferenças, a biblioteca de jogos também tem suas exclusividades.

Na versão americana e europeia há 57 jogos disponíveis, mas na versão japonesa são 58 ao todo. Os jogos mais conhecidos são Splatterhouse, Ys Book I & II e R-Type .

  • Data de lançamento: 22 de maio de 2020
  • Link para o site oficial

8. PlayStation Classic

O PlayStation Classic chegou às lojas no fim de 2018 trazendo uma versão pequenina do sistema que colocou a Sony no olho do furacão da indústria de jogos. Com ele vem dois controles iguais aos originais, porém sem os direcionais analógicos presentes na versão DualShock. A saída HDMI oferece resolução de 720p.

Ao todo, 20 jogos lançados originalmente no sistema fazem parte da biblioteca. Entre eles há obras como Arc the Lad, Metal Gear Solid, Parasite Eve e Tekken 3 . Alguns clássicos como Castlevania: Symphony of the Night e Crash Bandicoot acabaram ficando de fora.

  • Data de lançamento: 03 de dezembro de 2018
  • Link para o site oficial

Há muitas opções para quem gosta de nostalgia e quer curtir esses mini consoles retrôs. Conta pra gente qual é o seu favorito!

Sente falta de consoles clássicos? Conheça 8 mini consoles retrôs

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!