Mercado Livre dá dicas para não cair em golpes
Divulgação
Mercado Livre dá dicas para não cair em golpes

Como em todos os tipos de negociação e comércio, a chance de golpe no Mercado Libre é real e pode gerar muitos prejuízos ao vendedor. Veja abaixo, 5 dicas para evitar golpes na plataforma e manter a saúde financeira do seu negócio em dia na plataforma de vendas online. Os golpes mais famosos vão de falso contato da plataforma até devolução fake de produtos.

5. Golpe da pedra

Algo que poderia ser visto como lenda urbana, mas é de fato um golpe muito utilizado por compradores mal intencionados. 

A armadilha acontece pelo mal uso das políticas de devolução de dinheiro do Mercado Livre, assim como as leis que garantem ao consumidor que compra pelo mercado eletrônico o direito de desistência da compra em um período determinado — seja por defeitos no produto ou arrependimento, como em qualquer comércio físico. 

Fugindo da pedra

  • Sempre realize todo o processo de venda de um produto por meio da plataforma do Mercado Livre; 
  • Dê preferência ao Mercado Pago, o sistema do próprio da plataforma;
  • Mantenha organizados todos os comprovantes da transação;
  • Caso desconfie estar sofrendo o golpe, informe imediatamente o Mercado Livre sobre o fato.

4. Ligação falsa do Mercado Livre

Na forma mais comum, os fraudadores enviam uma mensagem via SMS ou e-mail para o varejista se passando pelo atendente do marketplace. Então, pedem que o varejista acesse o link da mensagem ‒ grande chance de ser um vírus ‒, ou faça o login em uma página falsa Mercado Livre. 

Os mais caras de pau solicitam que o login e a senha sejam ditados por telefone. Resumindo, a intenção é levar a pessoa que está do outro lado da linha a executar ações que facilitem o roubo de dados e a invasão de uma conta no Mercado Livre.

Sem "Contatinhos"

  • Nunca passe informações e dados da conta do Mercado Livre pelo telefone ou por SMS;
  • Procure sempre resolver tudo por meio da plataforma do marketplace — inclusive qualquer tipo de reclamação ou outra problema com cliente;
  • Antes de clicar em links e seguir quaisquer orientações em geral, verifique os endereços de origem de e-mails. O Mercado Livre é sempre “www.mercadolivre.com/xxx”;
  • Fique atento, os fraudadores costumam fazer uso do máximo de informações possível para ganhar a confiança do vendedor, uma espécie de Engenharia Social.

3. Alterações sutis em e-mails falsos

Quando receber o e-mail padrão de confirmação de pagamento do Mercado Livre, não observe apenas o layout da mensagem – seja mais detalhista que isso –, mas cada caractere do endereço e domínio, pois é aí que está a trapaça do golpista.

Olho vivo 

  • Observe tudo, o criminoso pode trocar uma letra, colocar uma a mais ou a menos;
  • Não tenha pressa em processar o pedido, em uma análise rápida, a vítima pode não perceber os detalhes falsos;
  • Ao perceber um e-mail falso, denuncie imediatamente para o Mercado Livre. 

2. Atenção ao envio e entrega do produto

Outro fator que deve ser levado em consideração para evitar golpe no Mercado Livre é o envio do produto até o destino final. A melhor forma de evitar problemas é optando pelo Mercado Envios. Caso não esteja disponível, é fundamental ter um código de rastreamento associado ao pedido, independente do método de envio.

GPS de entrega

  • Peça a assinatura do Aviso de Recebimento (AR) assim que o comprador receber o produto – evitando confusões, como o comprador informar que o produto não chegou;
  • No caso da entrega presencial certifique-se de ter em mãos uma nota fiscal com o nome do comprador e um comprovante de entrega;
  • É sempre recomendável marcar o encontro em um local público e movimentado, com várias pessoas – no pior dos cenários, terão testemunhas;
  • Confira se os dados do cliente estão iguais as informações disponibilizadas na plataforma;
  • Caso esteja diferente, entre em contato com a pessoa e pergunte o motivo. Se parecer suspeito, não se arrisque e informe a plataforma.

1. Avalie o comportamento do comprador

O primeiro passo para detectar uma tentativa de golpe é prestando atenção ao comportamento do possível comprador. O Mercado Livre tem um sistema de reputação tanto para vendedores quanto para consumidores – faça uso da ferramenta.

Evitando compradores estranhos

  • Em caso de suspeitas, pode-se bloquear o comprador, evitando problemas; 
  • Ficar atento a qualquer pedido estranho – pedir envio do produto antes do pagamento e deixar em branco as informações de endereço e telefone são sinais claros de que algo está errado.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários