Netflix planeja cobrar taxa extra na assinatura
Unsplash
Netflix planeja cobrar taxa extra na assinatura

A Netflix está planejando medidas para impedir a divisão de perfis  e senhas entre usuários da plataforma. Durante anos, a empresa fez vista grossa em relação ao compartilhamento de contas com amigos e familiares. Porém, essa realidade tem mudado recentemente, e o motivo é bastante simples: a Netflix precisa ganhar mais dinheiro com assinantes individuais.

Na última quarta-feira (16), a Netflix anunciou que vai cobrar uma taxa extra, além da mensalidade, de usuários que dividem contas com outras pessoas que não vivem no mesmo endereço. Ou seja, se alguém usar o seu perfil em outro lugar que não seja a sua casa, será incluída uma cobrança adicional de US$ 2,99 (cerca de R$ 15) na assinatura.

Essa novidade será implementada primeiro no Chile, Costa Rica e Peru. A ideia da Netflix é simples: reduzir a quantidade de senhas compartilhadas entre usuários para aumentar os lucros no final do mês. O estranho é que, durante muitos anos, a empresa não considerava a divisão de contas um problema — e até achava a prática positiva.

A produtora começou a mudar seu posicionamento no primeiro trimestre de 2021. Na época, a Netflix implementou métodos de verificação de identidade em certos países ao acessar perfis. A promessa inicial era de apenas aumentar a segurança dos usuários, mas o compartilhamento de contas também era dificultado de maneira indireta.

Gastos da Netflix estão cada vez maiores

A Netflix parece ter esgotado as formas de lidar com a divisão de contas de forma "gentil". Isso porque a empresa está sentindo impactos financeiros cada vez maiores nas receitas trimestrais e anuais.

Apesar do número de assinantes ter aumentado, em especial durante a pandemia de Covid-19, a companhia está gastando mais para manter o serviço de streaming funcionando.

Com o passar dos anos, as produções da Netflix ficam mais caras. Quando uma série não gera a receita esperada, a empresa logo cancela o projeto e interrompe as filmagens de novas temporadas para não gastar mais dinheiro.

Agora, a companhia quer aproveitar que o serviço é considerado essencial por muitas pessoas para lucrar mais com assinaturas.

É importante destacar que a Netflix não é o único serviço que está precisando lucrar mais. Outras plataformas de streaming, como o Disney+, começaram a cogitar planos com anúncios. Assim, dá para para atrair mais usuários com preços menores enquanto força os assinantes antigos a pagarem mais para não assistir a propagandas.

Netflix quer mais assinantes individuais

A estratégia da Netflix ao impedir o compartilhamento de contas é aumentar o número total de assinantes individuais. Ao The Verge, o analista da LightShed Partners, Richard Greenfield explicou que a empresa pode ganhar de 10 a 20 milhões de assinantes nos EUA, se a taxa adicional de divisão de perfis for implementada no resto do mundo.

Ainda há possibilidade da Netflix mudar de ideia. Entretanto, como os custos de produção e manutenção do serviço continuam aumentando, é provável que aconteçam mudanças monetárias mais cedo ou mais tarde. Pode ser por um simples aumento de preço da assinatura ou por taxas adicionais para dividir contas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!