Olhar Digital

Conheça 8 aplicativos para proteger a privacidade
shutterstock
Conheça 8 aplicativos para proteger a privacidade


Você está usando uma senha para bloquear seu telefone , evitando aplicativos e e-mails suspeitos, certo? Estes são bons pontos de partida para você proteger a privacidade no seu celular . Mas, se por algum motivo você está preocupado com o aumento de invasões em telefones e com os massivos vazamentos de dados , existem outras maneiras de se proteger.

Leia também: Meus dados vazaram, e agora? Veja como se proteger em situações como essa

A seguir, alguns aplicativos dedicados para proteger sua privacidade no iOS e no Android :

Navegação Privada

Uma das maneiras mais fáceis para melhorar sua privacidade é providenciar uma rede de internet privada (VPN), uma vez que elas permitem que você entre no Wi-Fi público sem se preocupar com o roubo de senhas . Porém, independente do VPN que você escolha, evite os gratuitos.

Um aplicativo para isto é o ExpressVPN , que oferece recursos completos por um bom preço. Além de seu sólido histórico em segurança , ele está sempre entre as VPNs mais rápidas do mercado e está disponível para ambos os sistemas operacionais .

Leia também: A película do seu Galaxy S10 pode prejudicar sua privacidade; entenda

Se você usa Android , uma outra opção é o Tor Brower e seu acompanhante, Orbot . Este último não apenas criptografa o seu tráfego, mas também todos os dados de seus aplicativos conectados à internet . No iOS , um aplicativo similar é o Onion Browser , apesar de criptografar apenas sua navegação.

Você viu?

É necessário lembrar que o uso destes dois aplicativos pode deixar a velocidade de carregamento um pouco mais lenta.

Leia também: Apple compartilha dados de navegação com empresa chinesa e é criticada

Além disso, outra maneira de ter uma navegação privada é alterando seu mecanismo de busca . O buscador anônimo  Duck Duck Go (iOS e Android) é um contraponto ao Google e bloqueia rastreadores de publicidade, força a criptografia e não te direciona pela internet procurando maneiras de personalizar anúncios.

Senhas e mensagens

Para manter suas mensagens seguras , considere usar o aplicativo Signal (iOS e Android), que oferece uma boa combinação entre usabilidade e segurança, além de criptografar mensagens telefônicas e de texto. Tenha em mente que para a criptografia de mensagens funcionar, a outra pessoa também deverá adotar algum aplicativo similar.

O problema de carregar todos esses programas de segurança é a constante necessidade de criar inúmeras senhas diferentes. A respeito disso, algo necessário para manter sua privacidade no celular é instalar um bom gerenciador de senhas .

Leia também: Sephora tem dados de clientes vazados; descubra se você está na lista

Com o iOS 11 , a Apple introduziu seu próprio recurso de gerenciamento. Porém, no caso do Android , um aplicativo interessante é o 1Password (iOS e Android), que oferece 1 GB de armazenamento e autenticação de dois fatores. Seu uso requer uma assinatura de US$ 36 (R$ 148,66) por ano.

Em caso de roubo

Caso você perca seu telefone ou ele seja roubado, existem vários aplicativos que permitem destruir remotamente o conteúdo do seu telefone . A opção mais fácil para Android é ativar o recurso Find My Device  - "encontre seu smartphone" - que já está disponível no celular. Ele permite que você localize e bloqueie seu telefone remotamente além de exbir uma mensagem pedindo para que o aparelho seja devolvido.

A Apple possui um recurso semelhante, o Find My , que permite encontrar os dispositivos da marca, mesmo offline .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!