Olhar Digital

Bot da OMS no WhatsApp ganha versão em português
shutterstock
Bot da OMS no WhatsApp ganha versão em português


Em março, a  Organização Mundial da Saúde (OMS)  lançou um robô no  Whatsapp  para entregar aos usuários orientações sobre a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Antes restrito a idiomas estrangeiros, o recurso passou a suportar conteúdos em português nesta segunda-feira (6).

A ferramenta disponibiliza relatórios de números de infectados, informações para se prevenir da doença, perguntas e respostas sobre a pandemia , assim como um tópico para desmentir notícias falsas que circulam na rede. O serviço é intuitivo e simples de usar. Um  chatbot , que responde a todas as perguntas, funciona com comandos enviados por mensagens pelo usuários com o número correspondente a cada tópico.

Como usar

O primeiro passo é adicionar o número +41 22 501-7735 na agenda de contatos. Trata-se do contato de uma conta comercial da OMS . Se for adicionado corretamente, o robô deverá aparecer na lista de contatos no Whatsapp com uma foto de perfil com o logo azul da Organização Mundial da Saúde. A etapa seguinte é enviar a mensagem "oi".

Leia também: OMS cria robô no WhatsApp para tirar dúvidas sobre coronavírus; veja como usar

Se o processo acima não funcionar, outra opção consiste em clicar neste link. O usuário será encaminhado para uma página que oferece a opção de iniciar uma conversa com o robô no Whatsapp . Após clicar em "abrir", basta enviar a mensagem "oi".

A ferramenta então vai retornar com uma lista de opções numeradas. Para acionar cada recurso da lista o usuário deve enviar uma mensagem com o número correspondente. Por exemplo, o tópico "2. Proteja-se" é acionado mediante ao envio da mensagem "2". Já o tópico "4. Fato ou Fake?" requer o envio do código "4". A regra também se aplica a outras opções indexadas nos tópicos iniciais.

O que faz cada função

1. Números atualizados

O recurso apresenta ao usuário o relatório de situação oficial da OMS . Isso inclui o número de infectados e mortos pela Covid-19 por regiões e no mundo. Além disso, a mensagem ainda encaminha links para o mapa de monitoramento da organização e o repositório de dados por país.

Leia também: Ministério da Saúde cria pacote de figurinhas no WhatsApp sobre coronavírus

2. Proteja-se

A opção "Proteja-se" disponibiliza um link para um vídeo da OMS no YouTube intitulado "7 passos para prevenir a propagação do novo coronavírus". O serviço também dá outras dicas básicas como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações

3. Perguntas e Respostas

A OMS apresenta 11 dúvidas mais comuns sobre o novo  coronavírus , com questões sobre transmissão, prevenção e até mesmo como lidar com o estresse durante o surto de Covid-19 . Para receber as respostas, basta enviar a mensagem com o número da pergunta correspondente.

Você viu?

Leia também: Com coronavírus, WhatsApp precisa do dobro de capacidade nos servidores

4. Fato ou Fake

O ‘Fato ou Fake’ encaminha ao usuário um link do portal de checagem de fatos da OMS . A mensagem ainda desmente os principais mitos em relação à pandemia. Por exemplo: "Tomar banhos quentes NÃO previne contra o novo coronavírus". 

5. Orientação de Viagens

Neste tópico, a OMS diz que "os viajantes doentes devem adiar suas viagens ou evitar viajar para as áreas afetadas, especialmente idosos e pessoas com doenças crônicas ou outros problemas de saúde". No entanto, quando o assunto é o comércio entre países, o órgão internacional “segue desaconselhando a aplicação de restrições de viagens em relações comerciais a países que enfrentam surtos de Covid-19”. 

6. Notícias

A opção notícia encaminha links para artigos e relatórios sobre o novo  coronavírus . Conteúdos em português recebem prioridade.

Leia também: Cuidado! Golpes sobre coronavírus no WhatsApp já atingem mais de 2 mi de pessoas

7. Compartilhar

A OMS envia um link para o usuário compartilhar o acesso ao robô com outros contatos no Whatsapp .

8. Doar Agora

O robô recomenda doações ao Fundo Solidário de Resposta à Covid-19 e disponibiliza links sobre a ação. 

9. Trocar idioma

O último tópico oferece a opção de mudar o idioma da ferramenta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!