Olhar Digital

DuckDuckGo bate recorde de buscas
Reprodução
DuckDuckGo bate recorde de buscas

Parece que 2021 tem tudo para ser o ano da privacidade na internet. Poucos dias após uma ascensão meteórica nas lojas de apps mobile, o DuckDuckGo bateu o recorde de mais de 100 milhões de buscas realizadas em um único dia.

A marca histórica foi alcançada na última segunda-feira (11). A informação foi disponibilizada no site oficial do buscador, que também possui um navegador focado em manter os dados de seus usuários em segurança.

Criado há 12 anos, o DuckDuckGo passa pelo seu melhor momento, favorecido por um conjunto de fatores benéficos aos serviços que prezam pela privacidade e pela proteção de informação dos que os usam.

Desde agosto de 2020, o buscador tem apresentado números sólidos, com mais de dois bilhões de buscas realizadas por mês em sua plataforma. Um número ainda pequeno, se comparado aos mais de cinco bilhões de buscas diárias do Google , mas que mostra confiança por parte dos internautas.

Vale lembrar que o recorde alcançado pelo DuckDuckGo foi contabilizado em todas as suas instâncias: buscador online (https://duckduckgo.com), navegador mobile disponível para Android e iOS e também na extensão disponível para os principais browsers, como Chrome, Firefox e Microsoft Edge.

A companhia afirmou em um tuíte publicado em setembro do ano passado que, somadas, todas essas “versões” do buscador/navegador já passam de mais de quatro milhões de instalações.

Privacidade em primeiro lugar

O recorde batido pelo DuckDuckGo é “apenas” um dos feitos alcançados nas últimas semanas pelos aplicativos e serviços que colocam a privacidade em primeiro plano. Os aplicativos de mensagens instantâneas Signal e Telegram também foram notícia ao conquistar milhões de usuários em poucos dias , inclusive “roubando” alguns do líder da categoria, o WhatsApp .

O crescimento foi tamanho que o Signal chegou a ficar instável na última sexta-feira (15), tendo que adicionar novos servidores e capacidade extra. O serviço foi restabelecido no dia seguinte, de acordo com a empresa.

Na primeira semana de janeiro, o Telegram comemorou o fato de ter ultrapassado a marca de 500 milhões de usuários ativos mensais . A informação foi compartilhada pelo fundador do aplicativo de mensagens, Pavel Durov, em seu canal na plataforma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!