Olhar Digital

Tinder exclui perfis de invasores do Capitólio
Unsplash/Kon Karampelas
Tinder exclui perfis de invasores do Capitólio

O Tinder e o Bumble estão banindo perfis de pessoas que participaram do ataque ao Capitólio , em Washington, EUA, no início de janeiro. De acordo com o Washington Post , as diversas imagens dos invasores, divulgadas na mídia, estão servindo para que as empresas por trás dos apps de relacionamento consigam derrubar perfis ligados à invasão, que resultou na morte de cinco pessoas.

No caso do Tinder, a situação é ainda mais aprofundada, considerando que o app é uma das muitas propriedades do Match Group, que também é dono de outros aplicativos do gênero, como Match.com, OKCupid, Hinge, Plenty of Fish e vários outros. Todos os apps estão excluindo perfis de usuários identificados no ataque ao Capitólio .

“Tenha a certeza de que nós proibimos qualquer conteúdo que promova o terrorismo e o ódio racial e que nós já removemos qualquer usuário que tenham, confirmadamente, participado no ataque ao Capitólio americano”, disse o Bumble em sua conta no Twitter.

Já um porta-voz do Match Group, representando o Tinder , afirmou que “nós já banimos, e continuaremos banindo, qualquer usuário procurado pelo FBI por relação com terrorismo doméstico em todas as nossas marcas, e nós sempre vamos cooperar com as autoridades em suas investigações”.

Política x Apps

O fato do Tinder e Bumble estarem banindo usuários por razões políticas não é algo exatamente novo. Em 2017, o OKCupid baniu um usuário autoproclamado neonazista e supremacista branco que participou da passeata “Unite the Right”, em Charlottesville, no estado da Virgínia. Na ocasião, uma mulher acabou morrendo.

Aliás, o público dos aplicativos de encontro também começaram a se movimentar em favor à medida. O Bumble, por exemplo, tem em suas configurações a capacidade de ajustar preferências de perfis por afiliação política.

Segundo tuítes de alguns usuários, algumas pessoas estão voluntariamente alterando seus perfis para “buscar conservadores” e possivelmente identificar outros perfis que estiveram no ataque. O Bumble informou que desativou o recurso por enquanto, a fim de evitar “mau uso”.

A vida sem matches em apps de relacionamento é mais uma medida adotada pelas empresas de tecnologia social contra os invasores do Capitólio, que conduziram o ato terrorista como forma de tentar reverter as eleições presidenciais em favor de Donald Trump . Ele, que fica no cargo até esta quarta-feira (20), foi derrotado em 3 de novembro pelo democrata Joe Biden .

Desde então, vem afirmando – sem nenhuma prova ou evidência – que houve fraude no pleito. Insuflados pelas mensagens de Trump nas redes sociais , os invasores atacaram o edifício federal que, na ocasião, tinha congressistas conduzindo a cerimônia de reconhecimento da vitória de Biden.

Por causa disso, Trump acabou banido permanentemente da maior parte das redes sociais conhecidas, incluindo Pinterest, Facebook , Snapchat, Twitch , além de cortes notáveis no YouTube e Twitter . Mais além, a rede social Parler , amplamente usada pelo público conservador, acabou inacessível após a Apple e o Google removerem-na da AppStore/Play Store, bem como a Amazon Web Services cancelar seu contrato de hospedagem web.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!