Olhar Digital

Confira as novidades do Android
Unsplash/Kai Wenzel
Confira as novidades do Android



O Google anunciou nesta terça-feira (23) seis novidades no Android que vão deixar o sistema “mais seguro e conveniente”. Elas vão de recursos essenciais, como o novo leitor de tela (Talkback) e a verificação de senhas, a melhorias de “qualidade de vida”, como o agendamento de mensagens ou os novos cards no Google Assistente .

O mais interessante é que não será necessário um upgrade do sistema operacional de seu celular para usar estas novidades do Android: elas estarão disponíveis até mesmo para quem usa aparelhos com versões antigas, como o Android 6, 7 ou 9. 

Verificação de senhas: a primeira novidade no Android é talvez a mais importante. O Google integrou ao Android (9 ou superior) um serviço chamado Password Checkup. Quando o usuário digita uma senha, o serviço verifica se ela consta em algum banco de dados de senhas vazadas na internet e alerta o usuário, recomendando uma troca de senha. É um recurso muito útil, que já existe no Google Chrome há algum tempo.

Agendamento de mensagens: outra novidade no Android está no app de mensagens SMS do Google (chamado simplesmente de Mensagens), que agora permite agendar o envio. Ao compor uma mensagem, basta segurar o dedo sobre o ícone de enviar (o aviãozinho de papel) para ver um menu de agenamento. Você pode escolher uma das sugestões, ou informar uma data e hora específica. Este recurso está sendo distribuído aos poucos para quem tem o app Mensagens em aparelhos com o Android 7 ou posterior.

Leitor de tela melhorado: o Google aprimorou o Talkback, app para deficientes visuais que lê o conteúdo da tela em voz alta, com gestos mais intuitivos, menu unificado e novas opções para controle de leitura. Também há novos comandos, como “find” para encontrar uma palavra em um texto ou “increase speech rate” para acelerar a velocidade de leitura.

Assistente mais versátil: o Google Assistente ganhou novos cards que podem ser lidos mais facilmente à distância, e agora permite enviar e-mails ou consultar a agenda e contatos mesmo com a tela bloqueada. Para isso, basta ativar a opção “Resultados pessoais na tela de bloqueio” em Google Assistente / Personalização na tela de configurações do app do Google.

Modo escuro no Google Maps: o nome diz tudo. Segundo o Google, esta novidade no Android estará "disponível a todos os usuários em breve" . Usuários terão a opção de fazer o app seguir o tema do sistema, ou forçá-lo a usar sempre um tema claro ou escuro.

Novidades no Android Auto: o Android Auto, versão do Android otimizada para uso como navegação e entretenimento em carros, agora suporta papéis de parede personalizados e atalhos, que permitem acesso rápido a contatos ou tarefas como ver a previsão do tempo no caminho ou ajustar o termostato.

Também há um modo de tela dividida, que permite ver o Google Maps e os controles de mídia ao mesmo tempo, e novos controles de privacidade. E para ajudar a passar o tempo há jogos como trivia e Jeopardy! integrados. Basta dizer “Hey Google, Play a Game”.

Os novos recursos do Android Auto estarão disponiveis em smartphones com o Android 6.0 ou superior conectados a um carro compatível.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!