Veja as tendências da tecnologia para 2020
Unsplash/Franck V
Veja as tendências da tecnologia para 2020


Junto com o final do ano, chegam também as expectativas para o próximo. No que diz respeito à tecnologia , 2020 promete ser um ano de muitas mudanças e marcos importantes para a inovação e para a forma como consumimos essas novidades. 

Separamos uma lista com as dez principais tendências da tecnologia para o ano que vem ,  passando por novas legislações, mudanças na forma de se pensar aplicativos e novidades no mundo dos games. 

Leia também: Deu ruim! 10 tecnologias que fracassaram na última década

1. Celulares dobráveis

Motorola Razr chega ao Brasil logo em janeiro
Reprodução
Motorola Razr chega ao Brasil logo em janeiro


Os celulares com telas dobráveis já chamaram bastante a atenção em 2019, mas o ano que vem deve abrir espaço para uma maior consolidação deste nicho no mercado. Logo em janeiro, o tão falado Motorola Razr chega ao Brasil , mas as novidades não devem parar por aí. 

Este ano, a Samsung lançou o Galaxy Fold . É verdade que o lançamento não saiu como o esperado e, depois de consertar algumas falhas, a fabricante acabou vendendo o smartphone apenas em alguns países. 

Para 2020, porém, a Samsung já vem desenvolvendo um novo celular dobrável que, de acordo com que prometem os rumores, será lançado globalmente ainda no primeiro semestre do ano. 

Leia também: Dobrável para todo o mundo: sucessor do Galaxy Fold terá lançamento global

2. Tecnologia 5G

Por enquanto, a tecnologia 5G está presente apenas em alguns países. No próximo ano, porém, o 5G deve chegar a mais países, trazendo uma expansão da tecnologia que deve durar pelo início da década. No início do mês, a Qualcomm disse apostar que, até 2022, celulares com suporte ao 5G já devem estar nas mãos de 1,4 bilhão de pessoas. 

Mas, enquanto as fabricantes de celulares vão adicionando o suporte ao 5G em seus aparelhos, também é preciso que as redes comecem a funcionar. Aqui no Brasil, a tecnologia só chega depois que for feito o leilão das faixas de frequência

Leia também: 5G só deve chegar em 2021 no Brasil; entenda influência norte-americana

Marcado para 2020, ele pode ser adiado sobretudo por questões relacionadas ao governo norte-americano e à tentativa da Huawei de entrar no mercado brasileiro do 5G . Com ou sem leilão, fato é que essa história de 5G ainda vai dar muito o que falar em 2020, sobretudo nacionalmente. 

3. Celulares topo de linha

Todos os anos, as fabricantes trazem novos celulares para o mercado, e é claro que os topo de linha também entram nessa lista. Mas 2020 pode ser o ano de um grande salto para os celulares de última geração. 

Isso porque, este ano, a Qualcomm lançou seu mais recente chipset , o Snapdragon 865 , que deve estar presente em vários celulares premium de 2020 - o Xiaomi Mi 10 é um exemplo. O Snapdragon 865 tem o processamento 20% mais rápido que sua versão anterior, o que fará com que os melhores celulares do ano tenham um desempenho bastante superior aos lançados em 2019. 

Leia também: Qualcomm anuncia chegada do Snapdragon 865, chipset 20% mais potente que o atual

Além disso, é possível que em 2020 os consumidores tenham mais opções de fabricantes produzindo celulares premium. A Motorola , que abandonou essa linha há algum tempo, deve voltar a produzir smartphones topo de linha no ano que vem, e o Motorola Razr será apenas uma das opções disponíveis.

4. Novas legislações

Conforme as tecnologias vão se desenvolvendo, os governos vão tendo que adaptar suas leis a elas. Com cada vez mais polêmicas envolvendo  vazamentos de dados , a tendência é que os legisladores se preocupem com a segurança dos usuários. 

Aqui no Brasil, por exemplo, o ano será marcado pela Lei Geral de Proteção de Dados , que entrará em vigor em 2020 - embora já existam projetos de lei tentando alterar esta data. Aprovada em 2018, a lei passará a valer trazendo mais regulamentações sobre o uso de dados de usuários, e colocando mais responsabilidade nas empresas em caso de vazamentos. 

Leia também: Mais um projeto de lei quer alterar a Lei Geral de Proteção de Dados; entenda

5. Superapps

Superaplicativos vêm se tornando tendência no mundo todo. A novidade trata-se, basicamente, de um aplicativo que oferece os mais variados serviços, e a vantagem é que o usuário pode resolver tudo o que precisa dentro de um só app. 

Na China, por exemplo, a onda dos superapps já é realidade, e o aplicativo WeChat é um exemplo disso. Ele, que começou como um aplicativo de mensagens, hoje já permite que os usuários façam pagamentos, peçam comida, façam compras e até paquerem. 

E 2020 tem tudo para ser o ano em que os superapps vão entrar com mais força nas conversas sobre tecnologia e, sobretudo, nos celulares das pessoas. Aqui no Brasil, por exemplo, a Rappi vem tentando se tornar um superapp. 

Leia também: Rappi lança botão para chamar táxi dentro do aplicativo

Você viu?

A startup colombiana chegou por aqui oferecendo serviço de entrega, e hoje já permite que usuários aluguem patinetes, façam pagamentos e chamem táxis - e o objetivo é adicionar cada vez mais funcionalidades à plataforma. 

6. PlayStation 5

Design do novo PlayStation já vazou
Reprodução/LetsGoDigital
Design do novo PlayStation já vazou


Com longos períodos de tempo entre um lançamento e outro, a Sony costuma deixar seus fãs ansiosos pela chegada do próximo PlayStation . A quarta geração do console foi lançada no longínquo 2013, e 2020 é o ano de mais um lançamento. 

O PlayStation 5 está previsto para ser lançado no final do ano, mas com certeza ouviremos falar muito dele até lá. Alguns vazamentos já mostram o design e as especificações do console , e ao longo do ano as informações ficarão mais próximas da realidade a ser apresentada pela Sony. 

Leia também: Vídeo revela novo design do PlayStation 5; assista

7. Redes sociais

O TikTok deve fazer ainda mais sucesso em 2020
Divulgação
O TikTok deve fazer ainda mais sucesso em 2020


As redes sociais , principalmente as de Mark Zuckerberg , tem dado muito o que falar nos últimos anos. Isso provavelmente continuará a acontecer em 2020, mas também é esperado que o ano seja marcado pelo surgimento ou ascensão de novas redes sociais. 

Uma tendência muito forte, sobretudo no Brasil, é de que o TikTok se torne mais popular. A rede de compartilhamento de vídeos curtos já faz sucesso em muitos países, sobretudo entre o público teen. 

Por aqui, o adolescentes ainda dominam muito a plataforma, mas a expectativa é que, nos próximos meses, os adultos também passem a olhar para o TikTok como uma nova forma de se comunicarem online. 

Leia também: TikTok: como entrar e o que fazer na rede social do momento

8. Guerra dos streamings

A Netflix já deixou de ser o único serviço de streaming disponível
Unsplash/freestocks.org
A Netflix já deixou de ser o único serviço de streaming disponível


Talvez você não tenha se dado conta, mas a guerra entre os serviços de streaming já começou. Se o mercado antes era dominado apenas pela Netflix , hoje há mais opções para confundir o consumidor, como Amazon Prime Video, HBO Go e Globoplay. 

A briga acontece porque as plataformas têm criado conteúdos próprios para manterem seus clientes fiéis e, se você gosta de muitas séries e filmes diferentes, assinar mais de um serviço de streaming acaba sendo inevitável - e caro. 

Em 2020, novas plataformas chegarão ao mercado nacional, como Disney +, e outras chegaram recentemente, como a Apple Tv +. Mundialmente, HBO e NBCUniversal também pretendem lançar novos serviços de streaming. 

Leia também: Para ajudar os indecisos, Netflix testa função 'ao vivo'

No ano que vem, a competição deve se acirrar entre as plataformas, e as discussões sobre o tema também estarão em alta, já que a tendência é que a pirataria aumente e que os consumidores fiquem ainda mais em dúvida sobre quais serviços assinar. 

9. Blockchain

Hoje, já se fala muito sobre Blockchain , a tecnologia por trás do Bitcoin . Mas muito mais do que tornar viável a existência de criptomoedas , o Blockchain também é uma forma muito segura e rápida de realizar transações hoje muito burocráticas, como serviços de cartório e contratos. 

A promessa de que o Blockchain irá revolucionar a forma como se pensa as relações e processos existe faz tempo, mas isso vem se tornando cada dia mais sólido. Em 2019, por exemplo, foi feita a primeira certidão de nascimento e o primeiro casamento utilizando a tecnologia. 

Leia também: Brasil tem primeiro bebê registrado por Blockchain; entenda como funciona

Em 2020, é esperado que esse tipo de processo ocorra com mais frequência, e que o Blockchain seja utilizado para mais funcionalidades diferentes, diminuindo a burocracia de muitas formas. 

10. Computação quântica

Sundar Pichai com o computador quântico da Google
Divulgação/Google
Sundar Pichai com o computador quântico da Google


Depois que o Google alegou ter atingido a chamada supremacia quântica e a IBM ter discordado, as discussões sobre o tema devem seguir acaloradas em 2020. Mas mais do que uma guerra entre empresas, a tendência é que o ano que vem seja marcado por inovações trazidas pela computação quântica.

Leia também: Google atinge supremacia quântica, mas o que isso significa? Entenda em 4 passos

A verdade é que apesar de parecer coisa de filme de ficção científica, a computação quântica já existe e é marcada pelo rápido processamento de informações. Isso pode gerar benefícios para diversos ramos, desde a medicina até o mercado financeiro, descobrindo novos medicamentos ou analisando riscos de aplicações. E é esse tipo de descoberta que podemos ver surgir em 2020. 

Depois de anunciar a supremacia quântica, o Google afirmou que a tecnologia está disponível para pesquisadores e empresas que queiram fazer uso da computação quântica para alavancar suas pesquisas. Boas descobertas podem sair desse encontro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!