O TikTok
fechou uma "parceria tecnológica" com a Oracle
, empresa norte-americana de tecnologia. Ao contrário da esperada venda, o aplicativo
deve se manter sob o comando da chinesa ByteDance
nos EUA.
Com a parceria, a Oracle
passa a ser a "provedora confiável de tecnologia" do TikTok
, e deve assumir o gerenciamento dos dados
dos usuários do aplicativo nos EUA.
Anteriormente, o presidente Donald Trump tinha assinado uma ordem executiva que obrigava a venda das operações do TikTok nos EUA antes do dia 20 de setembro. Se isso não acontecesse, o aplicativo seria banido do país.
Trump acusa do TikTok de enviar dados dos usuários para o governo chinês e, por isso, a venda para uma empresa norte-americana deveria acontecer. Com a parceria anunciada pela Oracle , o TikTok continua sendo da chinesa ByteDance, mas as questões de privacidade de dados estariam solucionadas com o controle de uma empresa nacional.
O acordo estabelecido no lugar de uma venda direta, porém, ainda precisa da aprovação do presidente e do Tesouro dos Estados Unidos. Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, disse nesta segunda-feira (14) à rede de televisão CNBC que está discutindo "com a Oracle e o seu time técnico durante os próximos dias".
A revisão do acordo deve ser feita pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos ainda esta semana. O órgão irá analisar o contrato e enviar uma recomendação a Trump, que irá aprovar ou não a parceria.