Clubhouse, rede social apenas de áudio, vem fazendo sucesso em todo o mundo
Unsplash/William Krause
Clubhouse, rede social apenas de áudio, vem fazendo sucesso em todo o mundo

rede social Clubhouse vem fazendo bastante sucesso neste início de ano, mas especialistas em cibersegurança alertam para possíveis golpes digitais que podem ser aplicados em nome do aplicativo .

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, ha duas possibilidades de golpes relacionados ao Clubhouse . A primeira é a venda de convites , que já vem acontecendo em diversos sites como Mercado Livre e eBay. Neles, é possível encontrar convites para a rede social por preços bastante altos , mesmo que a entrada no aplicativo não seja tão difícil quanto parece.

Já a segunda possibilidade, considerada mais séria por Fabio, é a possibilidade da criação de aplicativos falsos utilizando o nome do Clubhouse. Atualmente, a rede social está disponível apenas para iOS , o que pode impulsionar a criação de softwares falsos no Android .

"Se o usuário instalar uma versão falsa do Clubhouse, ele pode dar ao cibercriminoso acesso às configurações de segurança de seu dispositivo Android, como permitir acesso à localização aproximada ou exata do aparelho móvel, gravar áudio e vídeo, invadir aplicativos de mensagens, entre outros", alerta o especialista.

Para se proteger, algumas dicas são essenciais. Confira:

  • Não baixe aplicativos de fontes externas, mas sempre das lojas oficiais: Google Play Store, no Android, e App Store, no iOS;
  • Leia os termos de uso e política de privacidade dos aplicativos que baixar. Assim, é possível saber quais dados são coletados e para quais fins são utilizados;
  • Não acesse links suspeitos, mesmo que eles tenham sido enviados por alguém de confiança;
  • Tenha um antivírus no seu celular;
  • Se atente às permissões solicitadas pelos aplicativos que você tem no celular.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!