Donald Trump pode ser banido para sempre do Facebook e do Instagram
Reprodução
Donald Trump pode ser banido para sempre do Facebook e do Instagram

O Comitê de Supervisão do Facebook vai decidir nesta quarta-feira (5) se os perfis do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump serão permanentemente banidos do Facebook e do Instagram .

As contas estão suspensas desde janeiro , depois da invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio. "Acreditamos que os riscos de permitir que o Presidente continue usando os nossos serviços durante esse período são simplesmente muito grandes", disse Mark Zuckerberg , CEO do Facebook, na ocasião.

Depois de duas semanas com as contas suspensas,  a rede social afirmou que seu Comitê de Supervisão decidiria  se o banimento seria para sempre. O comitê é composto por 20 membros, incluindo ex-juízes, advogados, jornalistas e ativistas de direitos humanos de todos os continentes - há um brasileiro na lista .

O caso do banimento de Trump foi analisado por cinco membros do comitê, mas a decisão deverá ser aprovada pela maioria dos 20. O órgão é independente e funciona como uma espécie de Suprema Corte do Facebook e Instagram : o que é decidido ali sobre moderação de conteúdo não pode ser mudado nem por Zuckerberg.

Além de Facebook e Instagram , Trump também teve suas contas em outras redes sociais suspensas. Em fevereiro, o Twitter decidiu que o banimento do ex-presidente é permanente . Já o Y outube não estabeleceu um prazo para a suspensão de Trump , que segue vigente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!