Adolescentes ganharão novas ferramentas no Instagram
Unsplash/Laura Chouette
Adolescentes ganharão novas ferramentas no Instagram

O Instagram anunciou nesta terça-feira (7) novas ferramentas para gerenciar o uso da rede social por adolescentes, como controle parental e limite de tempo de tela. A novidade veio após a plataforma se envolver em polêmicas a respeito dos impactos na saúde mental dos mais jovens.

Em setembro deste ano,  vazaram documentos internos da rede social  que mostravam que os executivos do Instagram estavam cientes de que a plataforma pode ser prejudicial à saúde mental de adolescentes, sobretudo meninas. Duas semanas depois, o Facebook - que agora se chama Meta -  se defendeu  divulgando os documentos oficiais e dizendo que eles haviam sido tirados de contexto.

Mesmo com a defesa, a empresa demonstrou que sabia dos problemas e nada fez para resolvê-los. Depois disso, legisladores dos Estados Unidos e da Europa colocaram a companhia na mira, realizando sessões para discutir o impacto de redes sociais em adolescentes e chegar a possíveis novas regulamentações.

Agora, o Instagram anunciou que irá lançar, no início do ano que vem, várias ferramentas voltadas para adolecentes.

Controle parental

Em março de 2022, o Instagram vai lançar, pela primeira vez, uma ferramenta de controle parental - recurso similar já existe no TikTok , por exemplo. Com ela, pais e responsáveis poderão definir limites de tempo para os adolescentes, além de receberem notificações quando os jovens denunciarem alguém.

Os pais ainda terão acesso a um "centro educacional" no Instagram, no qual será possível encontrar conteúdos com dicas de especialistas para discutir o uso da rede social com seus filhos. "Esta é a primeira versão dessas ferramentas; continuaremos adicionando mais opções ao longo do tempo", escreveu Adam Mosseri, chefe do Instagram.

Leia Também

Mudanças para os adolescentes

O recurso "Take A Break", que  já vinha sendo testado e permite que os usuários definam um limite de tempo diário para utilizar o Instagram, está sendo lançado nesta terça-feira nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. De acordo com Mosseri, a novidade chegará a todos no início do ano que vem.

Além dele, outro novo recurso permitirá que usuários gerenciem suas atividades no Instagram, vendo o que fica visível para todos e tendo a oportunidade de excluir conteúdo em massa. Esta ferramenta ficará disponível em todos os países em janeiro de 2022.

Por fim, o Instagram também anunciou que está estudando evitar que adolescentes encontrem contas ou conteúdos potencialmente prejudiciais na Pesquisa, Explorar, Hashtags, Momentos e Contas sugeridas. "Estamos nos estágios iniciais dessa ideia e teremos mais para compartilhar com o tempo", escreveu Mosseri. Uma nova experiência que irá sugerir novos conteúdos para jovens que estão há muito tempo vendo o mesmo tópico também está sendo desenvolvida.

"Take a Break" e gerenciamento de conteúdo estarão disponíveis a todos os usuários da plataforma, não somente os adolescentes. Já os dois últimos recursos ainda estão em estágios iniciais de desenvolvimento. Em meio ao risco de novas regulamentações, o Instagram optou por anunciar as mudanças, mesmo que gerais ou iniciais, em um grande "pacote" de novidades voltadas para adolescentes. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!