Elon Musk diz que algoritmo do Twitter manipula usuários
Reprodução/Instagram - 26.04.2022
Elon Musk diz que algoritmo do Twitter manipula usuários

Elon Musk afirmou, na noite deste sábado (14), que o algoritmo do Twitter manipula seus usuários. Através de sua conta na rede social, ele pediu para que seus seguidores mudassem o feed para a versão cronológica para verem a diferença entre os conteúdos que aparecem quando a plataforma os seleciona ou quando eles chegam na ordem em que são publicados.

A declaração foi feita após  Musk suspender temporariamente a oferta de compra da rede social - ele afirma que ainda tem interesse na aquisição.

"Você está sendo manipulado pelo algoritmo de maneiras que você não percebe", escreveu Musk. "Não estou sugerindo malícia no algoritmo, mas sim que ele está tentando adivinhar o que você pode querer ler e, ao fazê-lo, manipula/amplifica inadvertidamente seus pontos de vista sem que você perceba que isso está acontecendo", continuou.

Em seguida, Musk disse que abrir o código do algoritmo do Twitter é a forma correta de resolver o problema. "O código aberto é o caminho a percorrer para resolver tanto a confiança quanto a eficácia", declarou.

Essa é uma das medidas que o bilionário anunciou que realizaria após comprar a plataforma, mas ela é bastante discutida por pesquisadores de desinformação.

Ao abrir completamente o código, a plataforma pode dar aos criadores de campanhas de desinformação a "receita do bolo" para viralizar no Twitter. Além disso, a medida não é considerada eficaz em termos de transparência porque seria necessário conhecimento técnico para compreender o algoritmo, o que não resolveria o problema do entendimento pelo público geral da rede social.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!