TikTok pode ser vendido para a Oracle
Unsplash/Kon Karampelas
TikTok pode ser vendido para a Oracle

Donald Trump afirmou que apoiaria a compra do TikTok pela Oracle . Em conversa com jornalistas durante um evento no Arizona, na noite de terça-feira (18), o presidente disse que a companhia tem capacidade de gerir o aplicativo. A rede social vem sendo  alvo de fortes acusações do governo americano. 

"Eu acho que a Oracle certamente seria alguém que poderia lidar com isso (o TikTok)", afirmou Trump, se negando, porém, a comentar se a considerava em melhor posição para o negócio do que a Microsoft , também interessada na compra do aplicativo .

O governo americano está tentando forçar a venda do TikTok , alegando preocupações de que sua dona oferece ameaças à segurança nacional. O discurso da Casa Branca é que o aplicativo pode oferecer dados de americanos ao governo chinês, o que o TikTok e outras companhias chinesas negam.

Neste mês, Trump assinou ordens executivas que visam restringir o TikTok e o WeChat , o superapp da chinesa Tencent , em território americano. O presidente afirmou que o TikTok será banido dos EUA, a menos que venda as operações no país para um dono americano até o dia 15 de setembro . A medida segue a linha adotada do governo contra empresas de telecomunicações chinesas, como a Huawei e a ZTE .

Você viu?

TikTok se defende, dizendo que apesar de ser propriedade de uma companhia chinesa, seus principais executivos são americanos e os dados dos usuários são armazenados localmente. Nos últimos meses, o aplicativo  aumentou rapidamente suas operações de lobby para conter a ofensiva de Washington e se comprometeu a contratar milhares de funcionários nos EUA.

O apoio de Trump para um possível negócio envolvendo a Oracle destaca sua proximidade com a companhia, que passou anos construindo seus laços com o atual governo. Na segunda-feira, o Departamento de Estado americano afirmou que a Oracle estava apoiando seu programa contra companhias de telecomunicações e aplicativos chineses.

Diferente do que acontece com outras empresas do Vale do Silício, os executivos da Oracle são aliados políticos de Trump . A diretora executiva da companhia, Safra Catz, participou da equipe de transição montada por Trump, e o fundador e presidente da Oracle, Larry Ellison, organizou uma campanha para levantar fundos para a campanha do republicano neste ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!