A China
acusou os Estados Unidos
de violar as regras da Organização Mundial do Comércio ( OMC
) ao impor restrições aos aplicativos TikTok
e WeChat
no país. A declaração foi feita durante uma reunião a portas fechadas da OMC na última sexta-feira, de acordo com um representante comercial do órgão. As informações são do jornal O Globo.
Segundo a fonte, que não quis ser identificada, o representante chinês disse que os EUA ferem os princípios básicos determinados pela OMC. "São claramente inconsistentes com as regras da OMC, restringem os serviços comerciais transnacionais e violam os princípios e objetivos básicos do sistema comercial multilateral", afirmou.
Anteriormente, os EUA bloqueou os downloads do TikTok e do WeChat no país, além de obrigar o primeiro a ser vendido para uma companhia local. O governo Donald Trump acusa as aplicações de serem um perigo para a segurança nacional, mas nunca apresentou provas sobre tal afirmação. Um juiz americano impediu as restrições impostas aos aplicativos - pelo menos por enquanto.
Ainda na reunião da OMC , a China disse que a falta de evidências que justifiquem as ações dos EUA contra TikTok e WeChat é um "abuso claro" das regras.
Do lado de lá, os EUA se defenderam dizendo que as ações do governo visam diinuir os danos que os aplicativos podem causar à segurança nacional.
O jornal O Globo lembra que a declaração chinesa, por si só, não pode ter consequências. Apesar disso, a China pode prestar uma queixa formal sobre o caso à OMC .