A ByteDance
deve perder o prazo estipulado pelos Estados Unidos para vender as operações do TikTok
no país, de acordo com fontes ouvidas pela agência Bloomberg. As novas regulamentações chinesas
complicaram o acordo entre ByteDance e Microsoft
ou Oracle
.
Donald Trump
estipulou, anteriormente, o prazo de 20 de setembro
para que o TikTok
venda suas operações no país. Se isso não acontecer, o aplicativo
acusado de espionagem chinesa
será banido dos EUA.
No entanto, a ByteDance, dona do TikTok, precisará de mais prazo depois que o governo chinês criou novas regulamentações ao negócio. De acordo com a Bloomberg, a empresa teria sido informada por autoridades chinesas de que qualquer proposta será submetida à avaliação do governo local, tanto a respeito de questões técnicas quanto financeiras.
A revisão da transação será "substancial e demorada", disse uma das fontes à Bloomberg. Além disso, as autoridades de Pequim não quiseram dizer qual tipo de negócio teria mais chance de aprovação.
Você viu?
O governo Trump considera se dará mais tempo à ByteDance para que a venda seja realizada. Enquanto isso, Oracle , Microsoft e a própria ByteDance correm para apresentar uma proposta à Casa Branca antes do prazo, mesmo que o acordo não seja totalemnte fechado. Assim, só faltaria a aprovação de Pequim.
Outra possibilidade é que a ByteDance desista da venda do TikTok pela dificuldade de chegar a um acordo que agrade China, EUA, acionistas da companhia e a empresa compradora.