O ano de 2023 foi bastante animado para o WhatsApp, que ganhou pelo menos 13 novos recursos interessantes para seus usuários ao longo do período.
Neste ano, o mensageiro lançou recursos muito aguardados há anos, como a possibilidade de usar duas contas no mesmo aplicativo, a edição de mensagens e o envio de fotos e vídeos em HD. Outras novidades, como os Canais e mudanças nos Status, tornaram o WhatsApp mais similar a uma rede social.
A seguir, relembre todas as grandes novidades que chegaram ao WhatsApp em 2023:
Janeiro:
Logo no início do ano, o WhatsApp liberou as comunidades no Brasil
. O recurso, que tinha sido lançado globalmente no ano passado, demorou um pouco mais para chegar ao país por conta do período eleitoral. As comunidades permitem que vários grupos sejam reunidos, criando canais de recados gerais.
Fevereiro: Em fevereiro, o WhatsApp lançou um combo de novidades para os Status . Desde então, é possível postar áudios nos Status, selecionar os contatos que podem visualizar cada publicação e reagir com emojis a Status.
Março: Em março, foi a vez dos grupos receberem novidades no mensageiro. Dentre elas, está a possibilidade de administradores filtrarem as pessoas que entram em grupos através de links.
Abril: Após aprovação do Banco Central em março, o WhatsApp liberou em abril a possibilidade de usuários utilizarem cartão de crédito no serviço de pagamento do mensageiro, facilitando transações entre pessoas e empresas.
Abril: Também em um abril, um dos recursos mais aguardados pelos usuários do WhatsApp foi liberado, permitindo que uma mesma conta seja usada em vários dispositivos . Mais tarde, em outubro, o WhatsApp liberou também a utilização de duas contas no mesmo celular.
Maio: Em maio, veio outra confirmação bastante aguardada, dessa vez fruto de uma parceria entre Meta e Google: o lançamento do aplicativo do WhatsApp para smartwatches.
Maio: No mesmo mês, o WhatsApp lançou um recurso interessante de privacidade, permitindo bloquear conversas específicas com senha . No final de novembro, o recurso ganhou um acréscimo com o código secreto , que permite que essas conversas sejam escondidas.
Maio: Neste mês badalado para o WhatsApp, outro recurso bastante interessante chegou ao mensageiro. Desde então, é possível editar mensagens enviadas dentro do prazo de 15 minutos.
Junho: Em junho, o WhatsApp lançou a possibilidade de usuários bloquearem chamadas de voz de números desconhecidos , evitando ligações indesejadas.
Julho: Copiado do Telegram, o recurso de mensagens de vídeo chegou ao WhatsApp em julho, permitindo que vídeos curtos sejam enviados de forma rápida e prática, assim como os áudios.
Agosto:
Em agosto, as fotos e vídeos em HD chegaram ao mensageiro
, permitindo o envio de mídia em alta resolução.
Setembro:
Em setembro, os Canais chegaram oficialmente ao WhatsApp
no Brasil. Com eles, os usuários podem acompanhar informações de celebridades, órgãos governamentais e times de futebol, por exemplo.
Novembro: No mês passado, foi a vez do WhatsApp imitar o Discord e lançar os canais de voz , conversas por áudio que podem ser feitas dentro de grupos.
O que esperar para 2024 no WhatsApp?
O WhatsApp ainda não confirmou oficialmente quais recursos pode lançar no ano que vem, mas já é possível especular algumas funções com base nas descobertas feitas pelo site especializado WABetaInfo nas versões de testes do mensageiro.
Algumas novidades aguardadas para o ano que vem são:
- Usar o WhatsApp sem associar um número de celular à conta;
- Permitir que novos membros de grupos vejam o histórico de conversas das últimas 24 horas;
- A possibilidade do WhatsApp funcionar de forma interoperável com outros aplicativos mensageiros, seguindo novas legislações europeias;
- Mudanças nos recados , que podem se tornar mais úteis ao terem tempo pré-programado.